O surto do novo coronavírus (COVID-19) na China afetou a produção dos headsets de realidade virtual Oculus Quest, resultando em escassez nas lojas.

Segundo o Facebook, dono da Oculus, não há mais unidades do Quest para serem vendidas pelo site oficial e muitos parceiros de varejo também estão sem estoque.

“O coronavírus tem sido uma ruga que todas as empresas estão enfrentando”, disse o gerente de produtos do Facebook, Sean Liu, ao USA Today. “Então, estamos todos trabalhando nisso”.

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, disse em várias ocasiões no ano passado que estava vendendo o Quest VR na mesma velocidade que era capaz de fabricá-los. No final de janeiro, ele disse que as vendas de hardware e software do Quest continuavam superando as expectativas, com os consumidores comprando quase US$ 5 milhões em conteúdo na Oculus Store no dia de Natal.

Enquanto isso, a Nintendo enfrenta escassez de hardware do Switch na região da Ásia-Pacífico devido ao COVID-19, e recentemente foi noticiado que a escassez poderia se estender aos EUA e Europa até abril. Ontem, a Sony cancelou sua participação na feira americana PAX East 2020 por precaução com a disseminação da doença.

O próximo grande evento de games, a GDC 2020, está previsto para começar no dia 16 de março. Os organizadores insistem que o evento continuará apesar das preocupações com o surto do vírus, mas vão adotar medidas extras para garantir a segurança dos visitantes.