Feito para rodar apenas jogos do PlayStation 5 via streaming, o PlayStation Portal pode se tornar um portátil mais interessante graças ao trabalho de hackers, que anunciaram ter conseguido instalar e executar um emulador de PSP no aparelho.

A novidade foi anunciada no X por um dos responsáveis pelo hack, que diz não ter planos de lançar o método tão cedo. Ele diz que foi necessário mais de um mês de esforço para hackear o PlayStation Portal, mas ainda será necessário muito trabalho para ter algo que possa ser usado e distribuído pela internet.

O PlayStation Portal tem um hardware modesto, adequado para sua função de streaming, mas sem pretensões de executar jogos modernos nativamente. Internamente, ele usa um chipset Qualcomm Snapdragon 662, de 2019, e seu sistema operacional é o Android. Não há slots de expansão de memória e o hacker diz que o portátil possui um SD de 6 GB, usado para armazenar o sistema operacional, permitir suas atualizações e nada além disso, já que o aparelho não permite a instalação de jogos. Uma porta USB-C disponível pode eventualmente ser a porta de entrada para modificações que permitam adicionar mais memória e instalar jogos.

O PlayStation Portal foi lançado em novembro de 2023 ao preço de US$ 199.