A EA SPORTS anunciou que Gustavo Villani, da Globo, será o narrador brasileiro de FIFA 21. Ele substitui Tiago Leifert e irá narrar as pelejas virtuais acompanhado do comentarista Caio Ribeiro.

Villani é o quinto locutor na história da franquia no Brasil, continuando o percurso iniciado com Milton Leite em FIFA 99. Para manter a singularidade das narrações do Villani, foram gravados 67 mil arquivos de áudio, incluindo mais de 2.000 variações dos seus gritos de gol.

“É um ponto transformador na minha carreira de narrador. O EA SPORTS FIFA me dá diferentes oportunidades: me comunicar com aqueles que ainda não acompanham, necessariamente, o dia a dia do futebol, mas são gamers, as crianças em especial. Ou de falar com os torcedores que ao mesmo tempo são gamers, de qualquer idade. Depois de entrar na Globo, líder de audiência, é a vez de me juntar ao EA SPORTS FIFA, líder mundial em simulação de esporte. Uma honra”, comentou Gustavo Villani.

Além disso, FIFA 21 irá estrear o papel de um terceiro participante nas transmissões da partida. Diretamente do estúdio virtual da EA SPORTS TV, o repórter interpretado por André Sauer irá interagir com Gustavo Villani para trazer os resultados dos demais jogos do campeonato.

“Já imaginou a emoção de depender do resultado do Real Madrid para se classificar na última rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, e, de repente, escutar ‘Tem gol no Santiago Bernabéu’ durante a narração? Ou saber que o seu futuro como treinador no Modo Carreira depende do título italiano e de uma derrota do Milan na última rodada, e ouvir Gustavo Villani comentar ‘Tenho a informação de um pênalti no San Siro’?”, escreveu a EA no anúncio oficial.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

André Sauer, o repórter virtual do FIFA 21, fez carreira no mundo da dublagem, emprestando sua voz a personagens das séries mais populares do mundo, como em Game of Thrones (Jon Snow), Friends (Chandler) e muitas outras.

“Em primeiro lugar, agradecemos ao Tiago por toda a dedicação, paixão e trabalho brilhante realizado em seus oito anos como narrador do FIFA. A relação profissional dele com a Electronic Arts termina da melhor maneira possível, e a relação como jogador de FIFA certamente continuará. A chegada de Gustavo Villani é uma grande honra e representa uma renovação de estilo com tudo o que os fãs da série esperam: a mesma juventude, descontração e bordões de sucesso que o transformaram em um dos principais nomes das transmissões esportivas na TV brasileira”, enfatizou Daniel Perassolli, Especialista em Português do Brasil na equipe de localização da Electronic Arts de Madri.

Segundo a EA, a narração brasileira de FIFA 21 demandou 527 horas de gravações, o número mais alto da história dos jogos FIFA no Brasil. As gravações começaram em maio de 2019 e duraram 15 meses, utilizando estúdios em São Paulo e Rio de Janeiro. Elas só tiveram uma pausa de um mês, em virtude do nascimento da filha do Gustavo, Isabela. Durante a pandemia no Brasil, os estúdios foram desinfetados antes de cada sessão, e medidas de segurança necessárias, como a utilização de máscaras e distanciamento social, foram aplicadas.

FIFA 21 será lançado em 9 de outubro de 2020 para PC, PlayStation 4 e Xbox One.