A Guerrilla Games detalhou as novas habilidades, armas e ferramentas que Aloy terá à sua disposição ao explorar os ambientes de Horizon Forbidden West.

Duas novidades apresentadas no trailer da jogabilidade em junho foram o Pullcaster (uma garra) montada no pulso de Aloy, e o Shieldwing, que como já está explícito no nome, serve tanto como escudo como um planador usado para atravessar o cenário de forma ágil e rápida, no estilo Breath of the Wild.

Uma longa postagem no blog oficial do PlayStation deu mais detalhes sobre estas ferramentas e outros recursos que Aloy terá a seu dispor.

No trailer de jogabilidade, mostramos a Aloy usando uma variedade de ferramentas novas no Oeste Proibido. “No intuito de expandir a fundação estabelecida por Horizon Zero Dawn, adicionamos várias formas de percorrer o mundo”, explica David McMullen, Chefe de Design de Sistemas na Guerrilla. “Aloy pode escalar livremente por seções imensas de terreno rochoso. Agora, ainda mais máquinas servem como montarias; suportes de gancho são encontrados por todo o ambiente, permitindo deslocamento vertical mais ágil; nadar debaixo d’água introduziu um novo aspecto da exploração; e o Planador oferece a melhor vista do belo mundo de Horizon Forbidden West, sem falar num atalho rápido para descer de grandes altitudes!”

Antes de mergulharmos nas novas mecânicas, David vai compartilhar alguns aspectos do processo de desenvolvimento, os desafios envolvidos e por que a equipe decidiu aumentar a liberdade do jogador na aventura da Aloy.

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“Nossas decisões de design de deslocamento sempre buscaram aumentar a interatividade dinâmica com o mundo ao redor. Então pensamos em dar ao jogador o poder de manipular e destruir o ambiente com uma ferramenta como o Lança-gancho, ou se lançar ao ar com o gancho e o Planador e dar sequência num Ataque Aéreo. O mais empolgante é como as nossas mecânicas, novas e antigas, interagem numa sinergia para oferecer abordagens variadas e dinâmicas em qualquer cenário.”

“Essa vasta oferta de novas opções também criou desafios para o nosso processo de design de mapas. Queremos permitir que os jogadores sejam mais espertos que a gente, usando novas manobras ou ferramentas para superar alguns dos nossos desafios de formas inteligentes e imprevisíveis. Quebra-cabeças de deslocamento nem sempre têm uma solução binária. Por isso, encorajamos jogadores a experimentarem e se divertirem com as novas ferramentas. Ofereceremos uma variedade de desafios, independentemente de estilo de jogo, habilidade ou experiência prévia com Horizon Zero Dawn.”

E, é claro, os novos recursos do hardware do PlayStation 5 apresentaram outro desafio empolgante. Ainda que Horizon Forbidden West seja desenvolvido e distribuído para PS4 e PS5, teremos alguns destaques para quem jogar no console mais novo.

“O controle sem fio DualSense tem um papel em todas as nossas mecânicas”, afirma David. “Do arrastar dos destroços quando você empurra um caixote à sensação do cabo desenrolando ao usar o Lança-gancho — com a tensão adaptável crescente do gatilho ao puxar! Também adicionamos dimensões tácteis para aumentar tanto o valor da jogabilidade quanto a sensação de participar do mundo que a Aloy percorre. Podem ser tão sutis quanto a sensação de entrar na grama furtiva, ou o estalo do gatilho adaptável ao puxar a corda do arco ao máximo. Inclusive, usamos a ausência de tensão adaptável para ajudar a comunicar quando acabou a munição”.

Horizon Forbidden West é esperado para 18 de fevereiro no PS4 e PS5.