Grand Theft Auto 6 pode ter a primeira protagonista feminina da série, como parte de um esforço da Rockstar Games de mudar sua “cultura de meninos” e se adequar aos novos padrões de justiça social e igualdade de gênero da sociedade americana.

Segundo o jornalista Jason Schreier, da Bloomberg, GTA 6 acontecerá em uma área baseada em Miami e a protagonista seria uma mulher latina. Suas fontes também revelam que o jogo começou a ser desenvolvido em 2014, mas está “a pelo menos dois anos de distância”.

“Os primeiros projetos exigiam a inclusão de territórios modelados a partir de grandes áreas da América do Norte e do Sul”, afirma a publicação. “A empresa capturou essas ambições e cortou o mapa principal para uma versão fictícia de Miami e seus arredores”.

“O próximo jogo da Rockstar, Grand Theft Auto VI, incluirá pela primeira vez uma protagonista feminina jogável”, acrescentou o jornalista, que lembra também do esforço da Rockstar Games de se adequar à nova realidade da cultura americana desde que cancelou um DLC para GTA 5 com o tema “polícia e ladrão” logo após o caso George Floyd, que chocou o país.

“A mulher, que é latina, será uma das duas personagens principais de uma história influenciada pelos ladrões de banco Bonnie e Clyde, disseram as pessoas. Os desenvolvedores também estão sendo cautelosos para não ‘rebater’ fazendo piadas sobre grupos marginalizados, disseram as pessoas, em contraste com os jogos anteriores”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Também foi revelado que o mapa single-player do jogo será atualizado ao longo do tempo, como em um jogo de serviço ao vivo. Essas atualizações podem adicionar “novas missões e cidades regularmente, o que a liderança espera que leve a menos ‘crunch’ durante os meses finais do jogo”.

Porém, GTA 6 ainda apresentará mais locais internos do que os jogos anteriores do Grand Theft Auto, o que supostamente aumentou o escopo do desenvolvimento.

A Bloomberg relata que uma revisão cultural na Rockstar está no centro das grandes mudanças para a franquia. “Devido a algumas das mudanças que a empresa implementou em um esforço para melhorar as condições de trabalho, como a reestruturação do departamento de design e a promessa de manter as horas extras sob controle”.

No início da pandemia, o estúdio demitiu várias figuras importantes que os funcionários consideravam abusivas ou tóxicas e também introduziu um novo sistema em que cada hora extra trabalhada no jogo pode ser recuperada instantaneamente.

Outra fonte familiar com os assuntos das produtoras americanas, o jornalista Tom Henderson afirmou em julho passado que Grand Theft Auto 6 seria lançado em 2024 ou 2025, em parte devido ao novo foco da Rockstar no bem-estar dos funcionários após críticas à cultura de “crunch” nos estúdios de jogos.