O produtor Kazunori Yamauchi revelou que Gran Turismo 7 para PlayStation 5 usará a tecnologia de ray tracing apenas nos replays e em cenas da garagem de carro.

A tecnologia que cria reflexos e luzes realistas a partir do cálculo da incidência dos raios de luz em um ambiente é uma das inovações que foram prometidas pelo estúdio Polyphony Digital antes mesmo do anúncio de Gran Turismo 7 no ano passado. Em algumas ocasiões, a equipe de Yamauchi falou de seus experimentos com o ray tracing e chegou a mostrar uma demo da tecnologia em um congresso de computação gráfica ainda em 2018.

Agora, em uma breve entrevista ao site japonês GameWatch, Yamauchi esclareceu que o ray tracing será implementado de forma limitada em Gran Turismo 7, uma vez que é um recurso muito “caro” em termos de processamento.

“Por enquanto, você pode escolher o ray tracing no replay, mesmo durante o jogo, e então você pode ver a demo de palco e a imagem com ray tracing aplicado na garagem”, comentou o chefe do Polyphony Digital.

“Não é realmente aplicável ao dirigir?”, perguntou novamente o site, que então ouviu de Yamauchi: “Isso mesmo. É muito difícil [de aplicar o ray tracing] ao dirigir”.

Naturalmente, o ray racing será exclusivo da versão para PS5 (o jogo também será lançado no PS4) e Yamauchi diz que o foco foi em sua aplicação nos modelos dos carros.

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“O PS5 foi muito fácil de trabalhar e pudemos nos concentrar na expressão. E com relação ao ray tracing, que é uma característica dos gráficos do PS5, é na verdade no carro que essa tecnologia funciona com mais eficácia. O carro é muito lustroso e reflexivo. Na verdade, não existem muitos produtos no mundo que combinem vidro, tinta, grades de radiador, cromagem e assim por diante. Não há muitas coisas tão brilhantes porque os alvos de comparação são superfícies de água calmas, vidraças e assim por diante. Portanto, o carro é uma ótima opção para o ray tracing”, explicou Yamauchi.

Sobre a tecnologia HDR, o produtor comentou que esta já foi otimizada ao limite em Gran Turismo Sport, portanto eles precisaram apenas manter o que fizeram em GT7.

Em seguida, Yamauchi comentou que eles querem ter Gran Turismo 7 rodando em 4k a 60 fps perfeitos, algo que será difícil de conciliar com o ray tracing na geração do PS5 e Xbox Series X|S, pelo menos em jogos com gráficos complexos.

A possibilidade de um modo com menor resolução e 120 fps foi descartado por ora pelo produtor, que disse almejar um padrão estável de 4K a 60 fps no lançamento de Gran Turismo 7.

“Eu não sei [sobre a possibilidade de 120 fps] por enquanto. Você pode ver imagens a 120p no nosso estúdio de desenvolvimento. Não há dúvida de que será uma experiência diferente. No entanto, quase não existem TVs compatíveis com 120p ainda, e quando GT SPORT foi lançado, a situação era semelhante ao fato de que quase não havia TVs compatíveis com HDR, então eu gostaria de ver a situação do mundo um pouco mais”.

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Sobre a existência da versão para PS4, Yamauchi disse que esta não limitou o desenvolvimento do jogo no PS5 e os usuários do console da nova geração terão, além de gráficos melhores, quase nenhuma espera para carregamento, a não ser quando jogarem online e for necessário esperar pelos usuários do PS4.

“Em um jogo de corrida, você pode ajustar o nível de detalhe. Em termos de tecnologia, é um jogo muito escalável em termos de manutenção da taxa de quadros e tudo mais”, disse Yamauchi. “Descobrimos que podíamos fazer uma versão PS4 e uma versão PS5 sem perder qualidade, por isso decidimos fazer as duas ao mesmo tempo”.

“O tempo de carregamento é tão diferente entre o PS4 e o PS5 que é uma experiência completamente diferente. Isso é apenas algo inevitável entre os dois”, explicou Yamauchi, que também confirmou que, em termos de recursos, os jogos serão exatamente os mesmos.

Gran Turismo 7 também virá com um novo modelo de física, que Yamauchi considera mais realista e natural. Este foi desenvolvido com ajuda dos jogadores mais experientes de GT Sport, como o brasileiro Igor Fraga, que além de competir de GT Sport é piloto no mundo real e patrocinado por Gran Turismo.

“Acho que a física de GT SPORT era bem razoável, mas a física do GT7 começou a ser desenvolvida a partir dos tours mundiais de GT SPORT, e Igor Fraga, como um piloto no mundo real e atleta de e-sports, também um jogador top de GT SPORT, juntou-se à família. Ela é mais precisa do que nunca e ao mesmo tempo natural. Portanto, deve ser muito divertido dirigir”.

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Sobre o controle DualSense, o produtor revelou que seu uso irá bem além do óbvio feedback tátil e as sticks analógicos estão mais próximos da experiência de jogar no volante que antes.

“Além do truque de usar os gatilhos adaptáveis para recriar a vibração do ABS quando esse está funcionando, o que é mais importante para mim é na verdade o senso intensificado de precisão dos manípulos no controle”, disse ele. “Os sticks que existem no DualSense podem permitir que o usuário controle o carro no mesmo nível de um controle de volante. Essa é uma grande diferença em relação ao passado”.

Sobre um modo de realidade virtual, que foi introduzido de forma limitada em Gran Turismo Sport, Yamauchi disse que por enquanto não pode falar sobre o assunto.

Gran Turismo 7 sai em 4 de março para PS5 e PS4.