Após muita especulação, o Google confirmou que irá encerrará oficialmente seu serviço de streaming de jogos Stadia em 2023.

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, o gerente geral do Stadia, Phil Harrison, admitiu que o serviço não conseguiu atrair o público que almejava desde o lançamento em 2019. O Stadia jamais foi lançado no Brasil e até hoje estava restrito aos mercados norte-americano e europeu.

Com o encerramento do serviço, o Google promete reembolsar todas as compras de hardware do Stadia feitas na Google Store e todas as compras de jogos e conteúdo complementar feitas na loja do Stadia.

O acesso à coleção de jogos será encerrado em 18 de janeiro de 2023.

“Por muitos anos, o Google investiu em vários aspectos da indústria de jogos”, disse Harrison. “Ajudamos os desenvolvedores a criar e distribuir aplicativos de jogos no Google Play e no Google Play Games. Os criadores de jogos estão alcançando públicos em todo o mundo no YouTube por meio de vídeos, transmissão ao vivo e curtas. E nossa tecnologia de streaming em nuvem oferece jogabilidade imersiva em grande escala”.

“Há alguns anos, também lançamos um serviço de jogos para o consumidor, o Stadia. E embora a abordagem da Stadia para streaming de jogos para consumidores tenha sido construída em uma forte base tecnológica, ela não ganhou a tração com os usuários que esperávamos, então tomamos a difícil decisão de começar a encerrar nosso serviço de streaming Stadia”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Segundo o Google, a tecnologia do Stadia será reaproveitada em outras partes da empresa, como YouTube, Google Play e em aparelhos de Realidade Aumentada (AR).

“Continuamos profundamente comprometidos com os jogos e continuaremos a investir em novas ferramentas, tecnologias e plataformas que impulsionam o sucesso de desenvolvedores, parceiros do setor, clientes e criadores de nuvem”, escreveu Harrison.

“Para a equipe do Stadia, construir e apoiar o Stadia desde o início foi alimentado pela mesma paixão por jogos que nossos jogadores têm. Muitos dos membros da equipe do Stadia levarão esse trabalho adiante em outras partes da empresa.

O fim do Stadia era dado como uma questão de tempo por analistas do mercado desde que o Google anunciou o fechamento de todas as suas equipes internas de desenvolvimento de jogos no ano passado. Esta decisão foi seguida por uma debandada de membros importantes da equipe do Stadia, entre eles a ex-chefe da produção de jogos, Jade Raymond, que saiu para formar um novo estúdio chamado Haven, agora parceiro da Sony.