A Electronic Arts anunciou uma fusão da equipe da Criterion Games com a Codemasters, objetivando o desenvolvimento dos próximos jogos da série Need for Speed.

A Criterion tem seu estúdio em Guildford, ao sul de Londres, enquanto a equipe da Codemasters está instalada mais ao norte, em Cheshire e Birmingham. Não se sabe ainda se os estúdios irão compartilhar o mesmo espaço físico, mas as habilidades e expertise em jogos de corrida era um ponto comum de ambas, além da relativa proximidade física.

Como lembrete, a Criterion Games recuperou as chaves da franquia Need for Speed, da qual o estúdio Ghost Games é responsável desde 2015. Mais conhecida inicialmente pela franquia Burnout, a Criterion Games agora será mais uma unidade da Codemasters Cheshire, formada em 2016 a partir do espólio do Evolution Studios (MotorStorm, Driveclub).

Essa reestruturação, que não é acompanhada de demissões, obviamente não muda o futuro dos principais jogos da Codemasters, em particular os jogos de F1 desenvolvidos pela Codemasters Birmingham. A Electronic Arts adquiriu a Codemasters no ano passado pelo valor de 1,2 bilhão de dólares.

O lançamento do próximo Need for Speed, que ainda não foi revelado, está previsto para o final de 2022.