O cofundador da PlatinumGames, Hideki Kamiya, anunciou que está deixando o estúdio após 17 anos de serviço. O criador de jogos como Bayonetta e The Wonderful 101 diz ter tomado a decisão após “longa reflexão baseada nas [suas] próprias convicções” e pretende sair no dia 12 de outubro de 2023.

Veterano da indústria de videogames japonesa, Kamiya começou sua carreira em 1994 na Capcom, onde trabalhou no posicionamento da câmera de Resident Evil 1 em 1996, antes de fazer Resident Evil 2 em 1998 com a bênção de Shinji Mikami. Posteriormente, ele atuou como produtor de títulos de sucesso para a Capcom, como Devil May Cry, Viewtiful Joe e Okami.

Em 2006, Kamiya fundou a Seed Inc., futura PlatinumGames, ao lado de Atsushi Inaba e Shinji Mikami. Após uma sequência de sucessos com Bayonetta, The Wonderful 101 e Astral Chain o estúdio entrou em crise com o cancelamento de Scalebound em 2017 e o fiasco completo de Babylon’s Fall. Os últimos lançamentos do estúdio, Bayonetta Origins: Cereza and the Lost Demon e Bayonetta 3, foram sucessos modestos.

“Lamentamos anunciar que Hideki Kamiya deixará a PlatinumGames em 12 de outubro de 2023. Estamos verdadeiramente gratos a ele por suas ideias criativas, liderança e contribuição para o crescimento da PlatinumGames desde o nosso início até hoje. Estamos confiantes de que ele continuará a ter sucesso em seus empreendimentos futuros como criador de jogos. Estamos ansiosos para ver a indústria de jogos crescer e melhorar graças a ele. Desejamos a ele o melhor para o futuro”, diz o comunicado da PlatinumGames anunciando a saída.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Pelo X, Kamiya comentou: “Conforme anunciado no PlatinumGames oficial, não foi de forma alguma uma decisão fácil de tomar”.

CEO da PlatinumGames desde janeiro de 2022, Atsushi Inaba, também cofundador do estúdio, não comentou a saída do colega.

Até então, Kamiya estava trabalhando no misterioso Projeto G.G., um jogo de super-heróis que está desaparecido do noticiário há algum tempo e agora terá seu futuro sem dúvidas mais questionado.