Masaya Nakamura, executivo que fundou a Namco em 1955, faleceu aos 91 anos.

Nakamura criou a Nakamura Manufacturing, empresa especializada em atrações para parques de diversões, em 1955 em Tóquio. Três anos mais tarde, a empresa se transformou em Nakamura Amusement Machine Manufacturing Company, ou Namco. Em 2005, ela se fundiu com a Bandai para se tornar a atual Bandai Namco.

A empresa começou a criar videogames no começo dos anos 70 e se tornou um dos principais “players” do setor quando em 1974 comprou os ativos da Atari Japão, superando por larga vantagem uma oferta da Sega. O acordo deu à Namco uma licença exclusiva para distribuir os jogos da Atari no Japão por dez anos e levou ao desenvolvimento e lançamento de jogos originais como Gee Bee e Galaxian em 1978.

Mas foi em 1980, com o lançamento de Pac-Man, que a Namco se tornou uma marca reconhecida mundialmente. O jogo, que hoje é um fenômeno cultural e um ícone dos videogames, foi nomeado pelo Guinness World Records como o jogo de arcade mais bem sucedido do mundo.

Outras franquias notáveis ​​lançadas ao longo das últimas décadas incluem Galaxian, Ridge Racer, Soul Calibur, Tekken, Splatterhouse, Dig Dug e Time Crisis.

Em 2007, Nakamura foi premiado com a Ordem do Sol Nascente, uma honraria dada pelo governo japonês pelos longos e meritórios serviços ao país.

Em um comunicado divulgado hoje, a Bandai Namco afirmou que Masaya Nakamura faleceu no dia 22 de janeiro. Somente parentes próximos participaram do funeral, mas informações sobre um evento de despedida para homenagear a vida e as realizações de Nakamura serão anunciadas em uma data posterior.