Pioneiras na inclusão e acessibilidade dos jogos, a Microsoft e a Turn 10 estão dando um passo além com o próximo Forza Motorsport e incluindo um auxílio que permitirá até uma pessoa cega dirigir.

A assistência de Direção Para Cegos será um dos vários recursos de acessibilidade do jogo de corrida, que também incluirá extensiva personalização de controles e até a possibilidade de jogar com uma única tecla.

Para tornar os layouts do Forza Motorsport acessíveis aos deficientes visuais, a Turn 10 Studios colaborou com Brandon Cole, um consultor que colaborou com The Last of Us Part II. Juntos, eles projetaram uma gama de sinais sonoros que indicam a posição na pista, a orientação das curvas, os obstáculos no circuito ou outras informações contextuais. A Turn 10 alerta que esse recurso não é fácil e instintivamente utilizável desde o início, exigindo, como o resto do jogo, um aprendizado gradual.

A Turn 10 Studios afirma não ter revelado tudo sobre acessibilidade de Forza ainda, mas a lista de opções de acessibilidade por enquanto é a seguinte:

Assistência de Direção Para Cegos: Jogadores cegos e com baixa visão podem usar conteúdo de áudio informativo durante o jogo que os ajudará a navegar pelas pistas, melhorar seus tempos de volta e completar corridas. Os jogadores poderão habilitar cada conjunto de sugestões individualmente, bem como ajustar seu tom e volume para melhor atender às suas necessidades.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Direção com um Toque: Os jogadores têm a opção de escolher sua própria combinação de frenagem, direção e aceleração para reduzir o número de comandos simultâneos necessários. Essas assistências permitirão que os usuários personalizem sua experiência de direção e joguem com quantas assistências desejarem.

Narração de Tela: Os jogadores podem habilitar que o narrador receba informações transmitidas pela interface do usuário e ajude a navegar pelos menus. Além disso, haverá opções para os jogadores personalizarem o sistema de narração, oferecendo uma nova flexibilidade para escolher quais informações serão transmitidas.

Descrição dinâmica de áudio: os jogadores terão cinemáticas no jogo com descrições de áudio personalizadas que mudam com base na hora do dia e nas condições climáticas.

Texto-Para-Fala/Fala-Para-Texto: Os jogadores podem utilizar essas opções para participar do bate-papo por voz multiplayer para enviar voz sintetizada para outros jogadores usando Texto-Para-Fala ou visualizar a comunicação recebida de outros jogadores em forma de texto, utilizando Fala-Para-Texto.

Modos de daltonismo da interface do usuário: jogadores com tritanopia, deuteranopia ou protanopia podem alterar certas cores no tema da interface do usuário para que as informações e os estados de foco possam ser facilmente distinguidos, conforme desejado.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_03

Filtros de daltonismo mundial: Jogadores com tritanopia, deuteranopia ou protanopia podem adicionar um filtro à renderização de objetos 3D, como pistas, carros, motoristas, cinemática do jogo etc., para tornar as informações de cores distinguíveis, conforme desejado.

Remapeamento do controle: Os controles do jogo podem ser remapeados por meio das configurações, oferecendo flexibilidade adicional ao esquema de controle desejado pelos jogadores.

Legendas: os jogadores podem ativar as legendas, bem como ajustar o tamanho da fonte e a opacidade do plano de fundo das legendas.

Configurações de personalização de áudio: os jogadores podem personalizar independentemente o volume de vários grupos de sons para criar sua experiência de áudio preferida.

Dificuldade do oponente: os jogadores podem personalizar os níveis de direção do oponente ao correr com IA.

Escala de texto: os jogadores podem ajustar o texto do menu para várias opções de escala. O HUD do jogo também suporta redimensionamento.

Contraste: os jogadores podem aumentar o contraste dos elementos da interface do usuário e do HUD do padrão para vários níveis adicionais, cada um fornecendo taxas de contraste mais altas para melhorar a legibilidade.

Planos de fundo em movimento: os jogadores podem desativar os planos de fundo em movimento, tornando os menus mais fáceis de ler ou navegar.

Forza Motorsports será lançado em data ainda indefinida de 2023 para Xbox Game Pass, consoles Xbox Series X|S, Windows PC e Steam, e Cloud Gaming (beta).