O produtor Naoki Yoshida esclareceu que Final Fantasy 16 terá vários personagens participando do combate, como nos outros jogos da série, apesar do trailer recente ter mostrado apenas o protagonista Clive em ação.

Em entrevista à Famitsu, Yoshida explicou que o RPG terá um sistema de batalha com ênfase na ação, semelhante ao de Kingdom Hearts, em vez do antigo sistema de batalha baseado em turnos visto na maioria dos jogos anteriores de Final Fantasy.

Porém, a existência de um grupo de aventureiros será uma convenção mantida e todos irão participar das batalhas, embora o jogador possa controlar apenas Clive, enquanto a inteligência artificial toma decisões pelos demais.

“Ao espalhar os controles de batalha por vários membros do grupo, isso pode acabar atrapalhando a ação – ou apenas tornando as coisas mais complicadas. E é por isso que decidimos que preferíamos que os jogadores se concentrassem apenas em controlar Clive”, explicou o produtor.

O sistema de batalha de Final Fantasy XVI foi concebido pelo diretor de batalha Ryota Suzuki (Devil May Cry 5, Dragon’s Dogma e Marvel Vs. Capcom) com o objetivo de atrair novos fãs, incluindo jogadores casuais que possam ter dificuldades com jogos de ação. Para os mais casuais, o jogo oferece dois modos chamados Action Focus Mode e Story Focus Mode, com o último projetado para ser uma “garantia de que mesmo aqueles que não são bons em ação jogos definitivamente poderão apreciá-lo”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“É claro que sabemos que há muitos jogadores por aí que podem não se destacar em jogos de ação – que jogos de ação podem não ser o forte deles”, disse Yoshida ao site Games Radar. “Mas esses fãs não precisam se preocupar, porque estamos desenvolvendo sistemas e recursos no jogo que ajudarão esses jogadores”.

O Story Focus Mode fará com que a IA controle parte do combate, a partir de uma variedade de itens que podem ser equipados para alternar recursos de acessibilidade.

“Não há mudança no conteúdo da história em nenhum dos modos”, explicou Yoshida. “Além disso, o Story Focus Mode não é um nível de dificuldade fácil padrão”.

Yoshida explicou em detalhes como o sistema funcionará para os jogadores casuais: “Primeiro, FF16 tem o conceito de acessórios para equipamentos. No Story Focus Mode, os acessórios implementados pela IA são fornecidos desde o início e os controles básicos do Clive podem ser alterados anexando-os e removendo-os. Por exemplo, se um ataque inimigo estiver prestes a acontecer, Clive fará um movimento perfeito para evitá-lo de uma maneira superlegal”.

Yoshida então explicou que, como isso pode ser visto como muito fácil para alguns jogadores, os acessórios são projetados para serem removidos peça por peça, para que os jogadores possam personalizar quais assistências desejam.

“Acho que algumas pessoas pensam que se [o jogo] se move sozinho, não é um jogo de ação”, disse ele. “Para essas pessoas, existem alguns itens em que você pode realmente sentir a sensação de controlar o jogo”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_03

“Por exemplo, alguns quadros antes de um ataque ocorrer, uma desaceleração é aplicada e, durante um período de carência de cerca de três segundos, você pode pressionar o botão R1, o tempo volta ao normal e Clive executa uma evasão soberba. Também temos esse tipo de ponto médio entre o controle automático e manual”.

“Os acessórios podem ser colocados e retirados a qualquer momento, para que você possa adaptá-los ao seu nível de habilidade, removendo-os quando se acostumar com eles ou equipando-os quando achar difícil”.

“Nós nos certificamos de implementar completamente esse tipo de sistema, então esperamos que as pessoas que não são boas em ação possam experimentar a excelente experiência de história no Story Focus Mode”.

Descrevendo alguns dos outros acessórios, Yoshida disse: “Existem também alguns recursos que permitem que você execute combos espetaculares enquanto alterna entre convocações e habilidades simplesmente pressionando certos botões, então se você sentir que o Clive que você está controlando não é legal suficiente, você pode equipar acessórios para aumentar a imersão”.

Yoshida também explicou que o sistema também funcionará no modo Action Focus, e os jogadores ainda poderão equipar acessórios se acharem uma batalha muito difícil.

Final Fantasy XVI tem lançamento previsto para a metade de 2023 no PlayStation 5.