O produtor de Final Fantasy 16 revelou que o diálogo do jogo está sendo gravado em inglês britânico como idioma principal, e a dublagem japonesa será adicionada posteriormente.

Até então, os Final Fantasy priorizavam o japonês como idioma base para a dublagem e sincronismo labial nas cenas, mas no caso de Final Fantasy XVI, a Square Enix recorreu a atores ocidentais e fez a captura de movimentos faciais usando o inglês como idioma.

“Temos priorizado a gravação de voz em inglês. E estamos fazendo isso especificamente em inglês britânico ”, disse o produtor Naoki Yoshida em um canal japonês do YouTube. “Estamos usando captura facial, então, mais tarde, não teremos que ajustar manualmente cada um dos rostos durante as cenas”.

“E é a captura total, já que os atores de captura de movimento também estão fazendo a dublagem simultaneamente. Bem, nós não estamos fazendo isso para cada cena, no entanto. Mas de qualquer forma, é por isso que a dublagem em inglês tem progredido mais. A dublagem japonesa começará em breve”.

Final Fantasy XVI foi anunciado no ano passado como um exclusivo para o PlayStation 5. O jogo apresenta um cenário que volta à inspiração medieval dos primeiros episódios da série.

Os comentários de Yoshida foram feitos depois que ele afirmou em uma transmissão da Square Enix no início deste mês que o trabalho de voz em inglês para FF16 estava quase completo, levando alguns fãs a supor que o trabalho em japonês também estava quase concluído.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Na mesma entrevista, Yoshida disse que a Square Enix gostaria de mostrar o jogo na Tokyo Game Show, que acontece de 30 de setembro a 3 de outubro, mas sugeriu que a equipe também gosta da ideia de mostrar pouco do jogo antes do lançamento e na próxima vez que ele aparecer, pode ser que o público não tenha que esperar tanto para jogar.

“Nós realmente queremos mostrar algo para o Tokyo Game Show 2021, mas provavelmente não podemos cumprir esse prazo… definitivamente queremos mostrar, mas não seria melhor se, quando o fizermos, você puder jogar logo depois?”, sugeriu Yoshida.

Ele acrescentou: “Eu pessoalmente não gosto quando pequenos pedaços de informação são liberados para atrapalhar as pessoas. Falei sobre isso com a equipe e o diretor Takai-san. Queremos revelar algo onde as pessoas dirão: ‘Quero jogar agora! Lance agora! ‘E podemos responder: claro, aqui está!’”.