Nesta terça-feira, 29 de novembro, os fãs de Final Fantasy poderão finalmente jogar e começar a tirar suas conclusões sobre um dos capítulos mais importantes da série. Final Fantasy XV, que começou a ser desenvolvido dez anos atrás, consumiu enormes recursos da Square Enix e tem a responsabilidade de definir o futuro da franquia, que está em declínio desde a última geração.

Se Final Fantasy continuará rendendo super-produções ou não, só o tempo dirá, e as primeiras análises publicadas em sites internacionais parecem inconclusivas sobre o potencial do jogo, embora as notas sejam quase sempre boas, oscilando entre 8 e 9 (em 10).

Pelas avaliações até agora não há consenso sobre a qualidade de vários elementos importantes em Final Fantasy XV, mas pelo menos duas coisas parecem certas: o universo do jogo é muito bonito, mas a história é fraca e mal contada.

Sobre os personagens — outro elemento importante nos Final Fantasy XV –, os avaliadores discordam, sendo que uns acharam a turma de Noctis o melhor grupo de protagonistas de um Final Fantasy até hoje enquanto outros os definiram como tipos “clichê”.

O combate, por sua vez, agradou à maioria, mesmo tendo mudado o foco da estratégia presente nos jogos anteriores para a ação em alta-velocidade, típica de jogos como Devil May Cry. Segundo o Eurogamer, o combate é bem diferente do usual para a série, mas ainda consegue capturar o espírito de Final Fantasy.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Ainda no combate, muitos criticaram o papel menor das magias, que agora são desencadeadas apenas pelo uso de itens e têm papel coadjuvante diante da predominância de golpes de espada e uso de armas. Os summons típicos da série também diminuíram em frequência, aparecendo quase que apenas em momentos chave da história, mas cresceram no impacto visual, sendo apresentados em forma gigantesca e espetacular.

Veja algumas notas já dadas:

Gadgets 360 – 8
Gear Nuke – 9
Game Informer – 8.5
Game Kult – 6
Jeux Vido – 9
IGN – 8.2
Polygon – 9
Gamespot – 8
Eurogamer – Sem nota e sem os selos “Recomendado” ou “Essencial”
TIME – 18/20
Gameblog.fr – 9
Stevivor – 8.5
Destructoid – 9
GamesRadar+ – 4.5/5
Atomix – 9
USgamer – 4/5