Primeiro verdadeiro blockbuster de 2023, o filme Super Mario Bros. superou as metas já otimistas ao arrecadar US$ 377 milhões nas bilheterias internacionais entre seu lançamento na quarta-feira, 5 de abril, e o domingo, 9 de abril, tornando-se não apenas o melhor começo para uma licença de videogame no cinema, mas também o melhor começo para um filme de animação, superando os US$ 358,5 milhões de Frozen 2.

Embora o filme da Disney tenha sido lançado em uma sexta-feira e, portanto, acumulado sua bilheteria em menos dias, o filme de Super Mario Bros. ainda não foi lançado no Japão, a terra natal do personagem. Apenas nos Estados Unidos, o filme arrecadou US$ 204,6 milhões, já mais do que o total de qualquer outra adaptação de videogame, incluindo o filme Sonic 2 e seus US$ 190 milhões.

O sucesso do filme de Super Mario Bros. fez com que as ações da Nintendo tivessem forte valorização nesta segunda-feira na bolsa de Tóquio, encerrando o dia com alta de 4%.

A produção conjunta do estúdio Illumination e Nintendo foi recebida com críticas mistas da imprensa especializada, sendo que muitos consideraram que o filme tem muito mais “fan-service” que boas piadas ou história. Mas essas críticas foram ignoradas pelo público que não resistiu à ideia de ver Mario como uma animação no cinema, assim como já haviam mostrado interesse por adaptações de games em geral, como provaram os recentes filmes de Sonic e Uncharted, além da série The Last of Us – todos sucessos monumentais.