O GSC Game World informou que o desenvolvimento de Stalker 2: Heart of Chernobyl precisou ser interrompido devido à invasão russa na Ucrânia, onde o estúdio está sediado.

Em um novo vídeo postado em seu canal oficial do YouTube, o GSC Game World explica como a guerra afetou seus funcionários e suas famílias.

“Na semana anterior, estávamos editando o vídeo sobre nosso estúdio de captura de movimento. Queríamos mostrar como as cutscenes foram criadas. Tirei um tempo para assistir a vídeos, escrever roteiros e falar com atores”, comentou um produtor.

“A semana anterior foi há séculos. No dia 24 de fevereiro, a Rússia declarou guerra à Ucrânia e enviou foguetes, tanques e soldados para nossa pátria. Nosso país é forçado a lutar pela existência novamente. Parece que esse é o preço da liberdade”.

Mostrando imagens de explosões em várias áreas da Ucrânia, o vídeo acrescenta: “Este vídeo é a nossa resposta para a pergunta ‘como vocês estão?’ Agora estamos nos esforçando para ajudar nossos funcionários e suas famílias a sobreviver. O desenvolvimento do jogo ficou de lado. Mas com certeza vamos continuar. Após a vitória. Glória à Ucrânia”.

Stalker 2: Heart of Chernobyl é um dos exclusivos mais importantes do Xbox Series X|S e deveria sair até o final de 2022.

A guerra na Ucrânia já rendeu boicotes de várias empresas à Rússia, sendo a mais recente a remoção da seleção russa e times do país em FIFA 22 e FIFA Mobile.