Um grupo de fãs desgostosos da parceria entre a Disney/Star Wars e a Electronic Arts iniciaram uma petição para terminar o contrato entre as duas empresas.

A petição começou com força e já conta com mais de 20 mil assinaturas. A campanha foi motivada pelo recente fiasco de Star Wars: Battlefront 2 e suas polêmicas micro-transações, mas a treta com a EA existe há mais tempo e os revoltados consideram que a produtora lançou produtos mal acabados e ainda tentou extrair dinheiro do público de forma agressiva.

“Vamos começar com Star Wars Battlefront (2015)”, lê-se na página da petição. “O jogo foi lançado com quase nenhum conteúdo. Se eu me lembro corretamente, havia 5 mapas multiplayer e 4 modos de jogo, e era isso. Isso não teria sido um problema se o jogo fosse gratuito, mas não era – a EA estava cobrando US$ 60 por uma desculpa descuidada e desleixada de um videogame que quase indubitavelmente prejudicou a franquia Star Wars. A comunidade morreu rapidamente devido à terrível experiência de jogo e à falta de conteúdo, e apenas para piorar as coisas – a EA fez o que a EA sempre faz, tentou sugar ainda mais dinheiro de seus consumidores! Eles lançaram um passe de temporada de US$ 50 que incluiu MAIS conteúdo do que o jogo original tinha! Então, para obter a ‘experiência real’, você precisava gastar US$ 110. Esta era uma prática vergonhosa na época e ainda é hoje”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

A bronca segue com a lembrança de que em outubro a EA cancelou o aguardado Star Wars de aventura para um jogador – talvez o projeto que mais cativou os fãs – sob a justificativa de que um jogo para uma pessoa não é um mercado muito atraente e eles preferem investir em algo que faça o público voltar constantemente. Em outras palavras, a EA admitiu que via Star Wars como uma franquia ideal para um sistema de micro-transações ou, como se diz agora, de “jogo como serviço”.

A petição encerra com um diagnóstico muito negativo dos primeiros quatro anos de contrato entre a Disney e a EA e a alegação de que a produtora está sujando a marca Star Wars. Eles pedem que a Disney encontre outra parceira que trate a franquia com mais cuidado e qualidade.

Apesar da revolta de alguns e o reconhecimento da própria EA de que falhou em alguns pontos, o primeiro Star Wars: Battlefront foi um enorme sucesso comercial. Resta saber a extensão dos danos decorrentes da recente reviravolta envolvendo Battlefront 2.