O Facebook anunciou hoje um novo modelo na linha de headsets de realidade virtual Oculus, o Oculus Quest. Trata-se de um modelo com unidade independente, que não precisa estar conectada a um PC ou console, e tecnologia intermediária entre o mais simples Oculus Go e o mais sofisticado Oculus Rift.

O Oculus Quest terá tecnologia de rastreamento de movimentos como o Rift, mas sem precisar do PC ou sensores externos, eliminando assim os fios e boa parte do custo associado à tecnologia. O headset será lançado no segundo trimestre de 2019 por US$ 399, no kit incluindo controles Guardian e Touch.

O foco do Oculus Quest será nos jogos e o Facebook diz que ele proporcionará experiências similares às do Rift. Para comprovar isso, mais de 50 jogos, incluindo alguns dos melhores títulos do Rift, como Robo Recall, The Climb e Moss, serão disponibilizados na janela de lançamento.

O novo headset usa uma tecnologia chamada Oculus Insight, que oferece rastreamento de dentro para fora, sem a necessidade de sensores externos, bem como rastreamento de controles Guardian e Touch. Este sistema usa quatro sensores ultra grande angulares e algoritmos de visão computacional para rastrear a posição exata do usuário em tempo real, sem a necessidade de sensores externos.

“O Insight proporciona uma sensação maior de imersão, presença e mobilidade, além da capacidade de ir além da escala da sala. E nós trouxemos o Guardian para ajudar a mantê-lo mais seguro enquanto estiver em realidade virtual. É fácil configurar e experimentar quando quiser”, disse o Facebook no anúncio.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

O Oculus Quest inclui a mesma ótica do Oculus Go, com uma resolução de tela de 1600×1440 por olho, incorporando um ajuste de espaçamento de lente para ajudar a maximizar o conforto visual. O áudio integrado foi aprimorado com graves ainda mais profundos.