A Nintendo anunciou que seu atual presidente, Tatsumi Kimishima, está deixando o cargo após comandar a empresa por dois anos. Ele será substituído por Shuntaro Furukawa, de 46 anos, considerado uma liderança jovem dentro da empresa.

A substituição de Kimishima não foi motivada por questões de performance. Pelo contrário, o executivo deixará a Nintendo em uma posição bem mais confortável do que quando assumiu a presidência da empresa em 2015, caráter de emergência, após o falecimento de Satoru Iwata. Em sua curta gestão, Kimishima esteve à frente de marcos importantes como o lançamento do Switch e seu enorme sucesso comercial, o anúncio de parques temáticos da Nintendo e um filme de Super Mario.

Segundo o jornal japonês Nikkei, o próprio Kimishima considerava que a Nintendo precisava de um perfil mais jovem no comando, que entendesse melhor o público da empresa. Para este fim, o escolhido foi Furukawa, um veterano que está na Nintendo desde 1994, apesar da pouca idade. Furukawa ocupava um cargo de diretor na Pokémon Company desde 2012 e tinha o papel de gerente executivo e diretor da Nintendo desde 2016. Ele esteve envolvido com os planos de marketing e vendas do Switch e passou 10 anos trabalhando na Alemanha.

Furukawa assumirá o cargo de presidente da Nintendo em junho.