O jogo exclusivo para PlayStation 5 e primeiro projeto do estúdio Haven Entertainment, da produtora Jade Raymond, será supostamente um jogo na categoria de “serviço ao vivo” online.

A informação foi descoberta pelo site italiano Multiplayer.it, que cita recrutadores de RH como a fonte das informações.

No início deste ano, Raymond, a veterana produtora por trás de Assassin’s Creed e do estúdio Motive da EA, deixou o comando dos estúdios de desenvolvimento do Stadia depois que o Google decidiu não investir mais em produção interna. Ela então fundou o Haven Entertainment Studios, com sede em Montreal, e fechou um contrato de exclusividade com a Sony.

O Haven já contratou veteranos de todo o cenário de desenvolvimento de Montreal, incluindo o produtor da série Assassin’s Creed, Sebastien Pule, e o escritor principal Corey May, o diretor de arte de Watch Dogs 1 e 2, Mathieu Leduc, e o diretor de Shadow of the Tomb Raider, Daniel Drapeau.

Embora nenhum detalhe tenha sido compartilhado publicamente sobre o projeto PS5 de Haven, Raymond deu muitas dicas de que gostaria de criar um jogo como serviço ao vivo. Em uma postagem de blog publicada no mês passado, a diretora do estúdio escreveu que acreditava que “fãs, não desenvolvedores profissionais” conduziriam as marcas de jogos de sucesso do futuro.

“As franquias de sucesso do futuro precisam ser projetadas para garantir qualidade e cânone mesmo quando – especialmente quando – entregamos a propriedade aos fãs”, escreveu Raymond. “Os fãs terão o poder criativo para conduzir a história, moldar o universo do jogo e estimular a viralidade de dentro para fora”.

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“O pivô de muitas das maiores franquias da indústria de jogos, de lançamentos premium ao modelo de jogos como serviço (GaaS) – Grand Theft Auto a Grand Theft Auto Online, por exemplo, ou Rainbow Six Siege – foi um passo importante em direção ao engajamento bidirecional, mas a visão totalmente realizada para esta nova geração de multitarefas criativas, altamente sociais e com experiência em tecnologia é um modelo de rede”.

“Para prender a atenção das pessoas agora, você precisa do poder da rede. O conteúdo do jogo precisa ser importante para as pessoas em seu núcleo. Como você torna o conteúdo realmente importante para o seu público? Você torna tudo sobre eles; você permite que eles se tornem os próprios criadores”.

“Os estúdios de jogos não são mais equipes criativas isoladas transmitindo para milhões de ‘consumidores’ sem rosto. Neste novo mundo, a maneira de ganhar relevância é virar esse modelo de cabeça para baixo – para conectá-lo em rede – para que os fãs sejam agora co-criadores dirigindo o conteúdo, construindo a narrativa e direcionando as atividades da equipe criativa”.

O primeiro projeto do Haven Entertainment segue sem previsão de lançamento.