O ex-chefe do PlayStation no mercado norte-americano sugeriu que a duração e o preço dos jogos talvez precisem ser ajustados na próxima geração de consoles para que se tenha um modelo de negócios sustentável.

Falando durante a conferência virtual Gamelab Live, Shawn Layden, ex-presidente e CEO da Sony Computer Entertainment of America, afirmou que o atual modelo de desenvolvimento AAA tende a se tornar insustentável, visto que os custos de desenvolvimento, que já são altíssimos, tendem a se multiplicar quando é feita a transição para uma nova geração e hardwares mais sofisticados.

Citando o exemplo de The Last of Us 2 – um jogo que ele supervisionou e que tem aproximadamente o dobro da duração e levou o dobro do tempo de desenvolvimento de seu antecessor -, Layden lembrou de uma teoria que apontava que os custos de desenvolvimento haviam dobrado a cada nova geração de console, até chegar a patamares entre US$ 80 milhões e US$ 150 milhões para a maioria dos AAA atuais.

“O problema desse modelo é que ele simplesmente não é sustentável”, disse Layden, que deixou a Sony em 2019 após uma carreira de três décadas. “Não acho que, na próxima geração, você possa pegar esses números e multiplicá-los por dois e achar que pode crescer”.

“Eu acho que a indústria como um todo precisa se sentar e pensar ‘Tudo bem, o que estamos construindo? Qual é a expectativa do público? Qual é a melhor maneira de divulgar nossa história e dizer o que precisamos dizer?'”

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

O ex-presidente da SCEA então sugeriu que jogos mais curtos poderiam ajudar a controlar os custos de desenvolvimento no PlayStation 5 e Xbox Series X.

“É difícil para todos os jogos de aventura atingir o marco de 50 a 60 horas, porque será muito mais caro de se conseguir”, disse ele.

“4K, arte HDR e criação de mundos não são baratos. Então, como podemos olhar para isso e dizer: Existe outra resposta? Em vez de passar cinco anos fazendo um jogo de 80 horas, como são três anos e um jogo de 15 horas?”

“Pessoalmente, como jogador mais velho… eu gostaria de voltar ao jogo de 12 a 15 horas [AAA]. Eu terminaria mais jogos, antes de tudo, e como uma peça de literatura ou um filme bem editado, observando a disciplina em torno que poderia nos dar um conteúdo mais rígido e convincente. É algo que eu gostaria de ver voltar nesse negócio”.

Layden então partiu para outro ponto que pode preocupar os jogadores: o preço dos jogos. Para ele, a razão mais importante pela qual o modelo AAA é insustentável não é o aumento dos custos de desenvolvimento, mas o fato dos preços dos jogos permanecerem relativamente inalterados desde os anos 80.

“Custa 59,99 dólares desde que comecei neste negócio, mas o custo dos jogos aumentou dez vezes”, explicou. “Se você não tem elasticidade no preço, mas tem uma enorme volatilidade na linha de custo, o modelo se torna mais difícil. Acho que esta geração verá esses dois imperativos colidirem”.

O PlayStation 5 e o Xbox Series X serão lançados no final de 2020.