Patrick Soderlund, o ex-diretor de design da Electronic Arts e ex-chefe do estúdio DICE, da série Battlefield, anunciou que está formando um novo estúdio na Suécia com apoio da coreana Nexon.

Batizado Embark Studios, o novo estúdio está situado em Estocolmo e foi fundado “para desenvolver novos tipos de entretenimento interativo e mundos online virtuais simulados” e “construir sua própria plataforma de tecnologia para otimizar os novos jogos e experiências que oferecerá”. Além de receber apoio financeiro da Nexon, Soderlund também se juntou ao conselho de diretores da empresa coreana.

“Acredito que os jogos estão prestes a mudar radicalmente, graças às novas tecnologias”, disse Soderlund em um comunicado. “Jogadores conectados, big data, reconhecimento de fala, computação em nuvem, IA avançada e muito mais irão abrir novas formas de jogar, permitindo que os desenvolvedores construam uma gama maior de experiências e que os jogadores criem e contribuam. O Embark é um grupo de criadores veteranos ansiosos por ir além das atuais experiências de jogo no futuro”.

Soderlund ingressou na Electronic Arts quando a EA adquiriu a DICE em 2006. Em seus 12 anos, ele supervisionou vários avanços tecnológicos para a editora, incluindo a implementação do engine Frostbite que se tornou padrão para Battlefield e a maioria dos jogos da EA, incluindo FIFA. Ele deixou a editora americana em agosto, em meio a notícias sobre o desempenho fraco de Battlefield V no período de pré-venda e outras polêmicas envolvendo o design do jogo.