A equipe de marketing da Nintendo of America considerou mudar o logotipo da Nintendo para um estilo grafite/arte de rua certa vez, mas foi impedida por um prudente Reggie Fils-Aime, ex-CEO da empresa, que agora revelou alguns detalhes dos bastidores em entrevista.

Participando do Present Value Podcast, Reggie Fils-Aime contou que na época em que ele chegou à Nintendo, havia muita preocupação em dissociar a marca do público infantil, e algumas iniciativas ousadas, como mudar o antigo logo, foram consideradas.

“Quando eu entrei na Nintendo, havia uma sensação de quase vergonha que a Nintendo atraía jovens consumidores, e a equipe de marketing da Nintendo of America começou a fazer coisas com o logotipo – aquele logotipo clássico da Nintendo em formato oval – eles o colocavam no estilo grafite ou eles faziam coisas diferentes para tentar envelhecer o logotipo”, revelou o ex-CEO. “Eu parei com isso porque essa não era a nossa marca. E o que precisávamos fazer era sim, atrair uma ampla amostra de consumidores, mas precisávamos fazê-lo com base no que a marca representava, e não fazê-lo de alguma maneira falsa”.

Fils-Aime explicou como o envio da mensagem certa foi o suficiente para ampliar o público da Nintendo, em vez de mudar a marca para um logotipo de grafite. “Sistematicamente, limpamos a apresentação da marca, mas também criamos mensagens combinadas com conteúdo que realmente ampliava o alcance, ampliava o apelo e preparava o cenário para todos os ótimos produtos que lançaríamos como o Wii, como Wii Fit e, eventualmente, o Nintendo Switch”.

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Reggie Fils-Aime se aposentou da Nintendo no ano passado e foi substituído por Doug Bowser. Desde então, o executivo tem participado de entrevistas e eventos de games, além de lecionar em uma universidade.