O estúdio ucraniano GSC Game World, responsável por Stalker 2: Heart of Chornobyl, revelou que foi hackeado por um grupo de russos e está sofrendo chantagem para não ter partes do jogo vazadas.

Em um comunicado publicado no Twitter, o estúdio disse que “uma comunidade de uma rede social russa” invadiu sua conta em um aplicativo de trabalho coletivo onde eram compartilhadas imagens e outros detalhes do projeto.

De acordo com o estúdio, os hackers teriam acessado imagens e detalhes da história de Stalker 2 que podem conter “spoilers”, portanto pede que o público exerça a devida cautela no caso de se deparar com imagens e informações que não tenham sido divulgadas oficialmente.

“Eles estão ameaçando usar os dados obtidos para chantagem e intimidação”, diz o comunicado. “Esta não é a primeira tentativa de hackear e vazar nossos dados, incluindo informações pessoais. Temos suportado ataques cibernéticos constantes há mais de um ano. Enfrentamos chantagens, atos de agressão, hacks, tentativas de ferir jogadores e fãs e esforços para prejudicar o processo de desenvolvimento ou a reputação de nossa empresa”.

“Somos uma empresa ucraniana e, como a maioria dos ucranianos, passamos por muitas coisas muito mais assustadoras – casas destruídas, vidas arruinadas e a morte de nossos entes queridos. Tentativas de nos chantagear ou nos intimidar são completamente inúteis”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“Em caso de vazamento, pedimos que você evite assistir ou distribuir informações sobre Stalker 2: Heart of Chornobyl. Materiais desatualizados e em andamento podem diluir a impressão da ideia final que colocamos no jogo. Incentivamos você a permanecer paciente e aguardar o lançamento oficial para a melhor experiência possível. Acreditamos que você vai adorar”.

O GSC Game World era baseado na capital da Ucrânia, Kiev, até o início da invasão do país pela Rússia em fevereiro de 2022. Desde então, a maior parte do estúdio se mudou para a República Tcheca. Outros funcionários da GSC Game World se uniram aos esforços de voluntariado na Ucrânia ou nas forças armadas do país.

Stalker 2 tinha lançamento planejado inicialmente para abril de 2022, mas foi adiado algumas vezes. A última previsão sobre o lançamento dada pelo GSC em junho de 2022 visava a chegada do jogo em algum dia de 2023, mas até o momento não há uma data certa.