Returnal foi um dos destaques de 2021 e o jogo que levou o pequeno estúdio Housemarque a outro patamar, mas ainda assim deve dar lugar a um projeto totalmente novo, nas palavras de Ilari Kuittinen, gerente geral do estúdio finlandês.

Em uma entrevista à imprensa ao lado do diretor Harry Krueger e do diretor narrativo Gregory Louden, na ocasião da cerimónia de entrega dos DICE Awards, Kuittinen respondeu a algumas perguntas, em particular uma relacionada à salvaguarda da identidade do estúdio em um momento em que a Sony diz estar cada vez mais atraída por grandes propriedades intelectuais e jogos como serviço.

“Nós somos um dos últimos dinossauros a fazer jogos de arcade. Nós só lançamos Nex Machina há alguns anos, que era um jogo de tiro estilo arcade dos anos 80. Dá uma ideia. Mas é interessante. Nós pensamos sobre isso. Nós trabalhamos em jogos multiplayer porque achamos que seria necessário, e acabou não saindo como planejado (nota: antes de Returnal, a Housemarque deveria lançar um battle royale chamado Stormdivers). Mas estamos apenas no começo do design de um novo jogo, uma nova licença. Vamos ver o que vai dar”, respondeu Ilari Kuittinen.

No mês passado, o Housemarque fez referência ao seu próximo jogo ao postar um anúncio de emprego, mas não mencionou que era para trabalhar em uma nova licença. Estas ofertas indicam que os candidatos têm a missão de “criar experiências AAA verdadeiramente únicas onde a jogabilidade reina”.