A escassez de semicondutores, que tem limitado a fabricação de consoles como o PlayStation 5 e Xbox Series X|S, além das placas de vídeo de ponta para PC, deve continuar até 2024, no entendimento do CEO da Intel.

Em entrevista à CNBC, Pat Gelsinger, que comanda a Intel e, portanto, é uma das pessoas mais familiares com o problema, disse que a empresa estima que a crise dos semicondutores deve se estender até 2024, indo além de sua previsão anterior que seria de uma normalização até 2023.

De acordo com as previsões compartilhadas por Gelsinger, a crise dos chips provavelmente continuará devido à disponibilidade limitada de ferramentas de produção que serviriam para expandir a capacidade das fábricas na China e Taiwan.

“Isso é parte do motivo pelo qual acreditamos que a escassez geral de semicondutores continuará em 2024, em comparação com nossas estimativas anteriores para 2023, apenas porque a escassez também afetou os equipamentos e algumas fábricas serão colocadas ainda mais à prova”, disse Gelsinger à CNBC.

Em contraste com a estimativa de Gelsinger, a CEO da AMD, Lisa Su, disse em outubro que a crise continuaria em 2022, mas com os primeiros sinais de recuperação a partir do segundo semestre do ano.

No mercado de videogames, a escassez de chips afeta especialmente a Sony e a Microsoft, que começaram a fabricação de seus novos consoles PS5 e Xbox Series logo no início da crise em 2020. O problema também tem atrapalhado a adoção em massa das novas placas gráficas de PC, como as da série RTX da Nvidia, que até hoje são vendidas a preços muito acima daquele pretendido pela fabricante.