O veterano do Playground Games e diretor de criação da série Forza Horizon, Mike Brown, anunciou que está deixando o estúdio da Microsoft para abrir uma nova produtora independente com vários de seus colegas.

Brown, que estava no Playground Games desde sua inauguração, agora comandará o Maverick Games ao lado de outros veteranos de Forza Horizon, incluindo o produtor executivo Tom Butcher, o diretor técnico Matt Craven, o diretor técnico de arte Gareth Harwood e o diretor de áudio Fraser Strachan. A equipe titular, que atualmente conta com apenas 10 pessoas, tem ainda o diretor artístico Ben Penrose da Sharkmob (mas que também passou pela Playground Games de agosto de 2011 a setembro de 2017), Elly Marshall, uma novata da Codemasters especializada em interface do usuário e Harinder Sangha, ex-Sega, Codemasters e Sumo Digital, que atuará como COO do estúdio, deixando Mike Brown para se concentrar no trabalho criativo.

A Maverick Games recebeu aporte de um investidor radicado em Londres e tem como primeira meta formar uma equipe de 140 funcionários o mais rapidamente possível de forma a produzir um jogo AAA em mundo aberto que será lançado para consoles e PC.

O estúdio não está pronto para falar sobre o jogo que está fazendo, mas apesar do DNA de Forza Horizon de boa parte da equipe, há todos os motivos para acreditar que o jogo não será sobre veículos. “Antes de ser alguém que adora dirigir, eu me descreveria claramente como um cara que ama mundos abertos acima de tudo”, diz Mike Brown. “O jogo será de mundo aberto, será AAA, será premium, terá a ambição de ganhar todos os prêmios”, acrescenta.