O enorme sucesso de Fortnite transformou a Epic Games em uma nova empresa bilionária do mercado de games. Uma estimativa do Bloomberg Billionaires Index coloca a criadora do Unreal Engine e Fortnite como um negócio que hoje valeria entre US$ 5 bilhões a US$ 8 bilhões.

A Bloomberg não explica como chegou ao valor, mas cita analistas de mercado em sua estimativa e o fato de que Fortnite, sozinho, deve gerar US$ 2 bilhões este ano. Em uma comparação com o faturamento de outras grandes do mercado, como EA e Activision, a Epic Games poderia ser avaliada em até US$ 14 bilhões, mas neste caso os investidores estariam especulando com o sucesso contínuo de Fortnite. A dependência em um único jogo seria um risco que desvalorizaria a Epic consideravelmente. A reportagem também lembra que a Tencent detém, desde 2012, 40% do negócio e o fundador e presidente Tim Sweeney é o acionista controlador.

A Tencent seria uma das responsáveis pelo início da transformação da Epic em 2012, quando comprou 40% da empresa, em mais um tiro certeiro da gigante chinesa que já havia assumido o controle de unicórnios como a Riot Games, de League of Legends.

O processo de mudança nos negócios da Epic Games, conhecido internamente como Epic 4.0, começou com o investimento da Tencent e o diagnóstico que a empresa deveria mudar seus modelos de negócio, acompanhando as tendências do mercado de jogos gratuitos e oferecidos como serviços contínuos.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Uma das primeiras ações da nova Epic foi tornar o Unreal Engine gratuito, em troca de royalties sobre os jogos criados por terceiros nele. Em seguida, foram feitas apostas em jogos gratuitos, sendo Fortnite, que começou como um pequeno título independente dentro do estúdio, acabou se transformando repentinamente na galinha dos ovos de ouro.

Fortnite foi lançado em julho de 2017 como um jogo tradicional que custava US$ 40 e convidava os jogadores a construíram fortalezas para se defenderem contra as hordas de zumbis. A guinada no destino do jogo começou quando a Epic adicionou o multiplayer e, atenta ao sucesso de PlayerUnknown’s Battlegrounds, decidiu criar um modo Battle Royale.

Hoje, Fornite é um fenômeno cultural que reúne 125 milhões de jogadores, entre eles celebridades da música e esporte, como o jogador Griezmann, que homenageou o jogo ao comemorar seu gol na final da última Copa do Mundo.