O vice-presidente de engenharia da Epic Games, Nick Penwarden, não poupou elogios ao hardware do PlayStation 5, que ele chamou de uma “obra-prima do design de sistemas”.

Os comentários foram publicados em uma entrevista à revista oficial do PlayStation no Reino Unido.

“O PlayStation 5 é uma obra-prima do design de sistemas”, disse Penwarden, que trabalhou na criação da demonstração tecnológica do Unreal Engine 5 exibida no mês passado – talvez a melhor amostra de gráficos da nova geração vista até agora. “Não só está dando um grande salto no desempenho de computação e gráficos, mas também é revolucionário em termos de tecnologia de armazenamento e compactação de dados, desbloqueando novos tipos de jogos e experiências para os jogadores se divertirem”.

“Os gráficos de próxima geração e o poder de processamento não apenas tornarão os jogos mais imersivos”, acrescentou o CTO da Epic Games, Kim Libreri, “como também permitirão conceitos de jogabilidade totalmente novos que podem tirar proveito de ambientes e iluminação totalmente dinâmicos, física muito melhorada, inteligência artificial mais inteligente e experiências multiplayer mais ricas”.

A Epic Games revelou que teve que reescrever parte do Unreal Engine 5 para acompanhar a altíssima velocidade do SSD do PS5.

Os engenheiros da Epic não foram os únicos que demonstraram entusiasmo com o hardware do PlayStation 5. O CEO da empresa, Tim Sweeney, disse que o novo console da Sony é “um dispositivo notavelmente equilibrado” e sua arquitetura de armazenamento “está muito à frente de qualquer coisa que você possa comprar em qualquer PC por qualquer quantia de dinheiro no momento”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“Ele possui uma quantidade imensa de poder na GPU, mas também teve um aumento enorme na largura de banda do gerenciamento de armazenamento. Isso será absolutamente crítico”, disse o CEO.

O PlayStation 5 será lançado no final de 2020.