O combalido Embracer Group confirmou a venda da Saber Interactive, grupo que abriga os estúdios 3D Realms, Slipgate Ironworks e muito mais, por US$ 247 milhões.

Os compradores da produtora são um grupo de investidores representado pela Beacon Interactive, empresa controlada pelo co-fundador da Saber, Matthew Karch.

Com a venda, o Embracer Group pretende melhorar suas finanças, que desde o ano passado estão em situação crítica, ao mesmo tempo em que corta vínculos com a Rússia. O Saber Interactive tem estúdios em São Petersburgo.

A Beacon Interactive pretende também exercer uma opção de aquisição da 4A Games (Metro) e Zen Studios (Pinball), o que faria o valor total do negócio subir para cerca de US$ 500 milhões.

A Saber Interactive, que reúne vários estúdios sob sua bandeira, manterá o controle do Nimble Giant (Star Trek Infinite), 3D Realms (Ion Fury), Sandbox Strategies, New World Interactive (Insurgency), Slipgate Ironworks (Graven), Mad Head Games (Scars Above), Fractured Byte (Borderlands Legendary Collection e Digico. A Embracer, por sua vez, ficará com o Tripwire (Chivalry), Beamdog (Mythforce), Tuxedo Labs (Teardown), Demiurge, Shiver (Lucius), Aspyr (Star Wars Battlefront Classic Collection), Snapshot Games (Phoenix Point) e 34BigtThings (Redout).

A franquia Metro, tanto jogos atuais como futuros, será mantida no grupo Plaion na Embracer, mesmo que a Saber Interactive exerça o direito de compra do 4A Games.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“Estou satisfeito por termos encontrado uma solução ganha-ganha para a Embracer e as partes do Saber que agora nos deixarão. Esta transação coloca ambas as empresas numa posição mais forte para prosperar no futuro”, comentou o CEO da Embracer, Lars Wingefors.

“A Embracer agora pode descontinuar todas as operações na Rússia, de acordo com uma decisão anterior do conselho, ao mesmo tempo que salvaguarda muitos empregos de desenvolvedores sob nova propriedade independente. Ao mesmo tempo, mantemos empresas importantes, IPs valiosos e direitos de publicação futuros. O fluxo de caixa melhora imediatamente e continuamos comprometidos com a redução da dívida líquida. A transação proporciona espaço adicional para amortizar a dívida de acordo com os acordos bancários existentes e melhorará a flexibilidade financeira”.

“Esta é a primeira transação dos processos estruturados mencionados anteriormente e marca um pequeno, mas importante passo em nossa jornada para transformar a Embracer no futuro, para o benefício de todos os funcionários, jogadores e acionistas”.

O cofundador do Sabre, Matthew Karch, acrescentou: “Nos últimos quatro anos, tenho orgulho de fazer parte da incrível transformação da Embracer em uma das empresas líderes de jogos do mundo. Como parte dos esforços da empresa para se reorganizar para uma indústria em mudança e para os desafios geopolíticos, sentimos que era a decisão certa para a Embracer e o núcleo do Saber se separarem”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_03

“Este desinvestimento deixa ambas as partes em posições muito melhores para fazer crescer os nossos respetivos negócios. Continuarei sendo um grande acionista de longo prazo da Embracer e continuaremos parceiros em vários projetos atuais e futuros. Esta transação também salvaguarda a subsistência de centenas de profissionais, muitos dos quais tenho trabalhado com mais de duas décadas”.