O grande vazamento de documentos da Microsoft na última noite revelou também a preocupação de executivos do Xbox com o modelo de negócios do Xbox Game Pass, especialmente quando combinado com a estratégia da empresa de adquirir estúdios com a finalidade de criar conteúdo para o serviço.

Em uma troca de e-mails entre Phil Spencer e Jean-Emile Elien, arquiteto de software do Xbox, este último alerta sobre um possível “banho de sangue” nos estúdios adquiridos pela Microsoft caso eles falhem em criar sucessos consecutivamente para alimentar o catálogo do Game Pass.

“Eu realmente não sei o que envolve o fechamento de um estúdio: quanto o financiamento versus pessoal versus produção influencia a decisão”, escreveu Elien em um email datado de 19 de março de 2021.

“Na minha opinião, se um estúdio precisa provar completamente seu valor sendo o valor líquido acima de seus custos, isso adiciona muita pressão para lançar sucessos regularmente. Se um jogo é de nicho, que pena?”, questionou ele.

“Isso não é bancar o quarterback de poltrona, eu juro. Estou super preocupado com o fosso que você construiu, que os ventos possam mudar e que tenhamos um banho de sangue daqui a alguns anos. Especialmente considerando que nossas empresas de nuvem pares subestimam o processo de criação de jogos”, comentou Elien. “Estou tentando treinar meu modelo mental sobre como pensar sobre o lado do conteúdo da casa para não me preocupar. Especialmente onde a economia mudou com o GP (Game Pass)”.

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Ter que encerrar estúdios que não “performam” infelizmente não é um risco apenas da Microsoft, lembrando que este ano a Square Enix encerrou o Luminous Productions de Forspoken e recentemente o Embracer Group fechou o tradicional Volition, de Saints Row. Os jogos recentes dos dois foram grandes fracassos comerciais. Porém, o modelo do Game Pass pode colocar pressão extra nos estúdios por conta da dificuldade de equalizar o custo de produção com o lucro das assinaturas criadas.