A Eidos Montreal por pouco não se tornou o primeiro estúdio ocidental responsável por um episódio na linha principal de Final Fantasy.

Segundo o ex-diretor artístico do estúdio canadense, Jonathan Jacques-Belletête, um protótipo de Final Fantasy XV começou a ser desenvolvido pela equipe do Eidos Montreal, e segundo ele era “muito, muito legal”. Porém, a Square Enix acabou decidindo por manter o projeto de seu estúdio japonês, que resultou naquele que muitos hoje consideram o pior Final Fantasy de todos.

O assunto foi abordado por Jacques-Belletête em uma entrevista ao site TrueAchievements concedida como parte da promoção de seu próximo jogo, Hell is Us, que ele está atualmente desenvolvendo com seu novo estúdio, Rogue Factor.

Ele revela que a Square Enix teria de fato considerado por um tempo deixar que o estúdio de Quebec desenvolvesse Final Fantasy XV, que lembramos ter sido um episódio especialmente conturbado na história da série.

Os contratempos de Final Fantasy XV e seu desenvolvimento estendido envolveram mudanças de direção e a transformação do que seria originalmente um “spin-off” do décimo terceiro episódio para PS3, chamado Final Fantasy Versus XIII, em um título de PS4 e Xbox One lançado no final de 2016.

Segundo Jacques-Belletête, o estúdio teria a possibilidade de oferecer sua versão de um Final Fantasy entre o lançamento dos dois últimos Deus Ex, Human Revolution e Mankind Divided.

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“Tentamos fazer Final Fantasy XV. Mas eles decidiram voltar para o Japão – o que eu acho que foi um grande erro. Nossa versão foi muito, muito legal”, disse ele.

A Eidos Montreal foi comprada recentemente pelo Embracer Group, assim como os outros estúdios ocidentais da Square Enix e ex-propriedades da Eidos. Hoje a Square Enix está nos estágios finais de desenvolvimento de Final Fantasy XVI, que pode ser lançado ainda este ano no PS5.