eFootball, o sucessor da série Pro Evolution Soccer (PES), foi lançado hoje no PC e consoles e já está sendo execrado pelos fãs, que atribuíram a ele a nada honrosa condição de jogo com a pior avaliação na história da Steam.

No site Steam 250, que calcula a média das notas da Steam com base na razão entre as reações positivas ou negativas e o número de avaliações, o novo futebol da Konami atualmente tem uma pontuação de 8% e assumiu o “topo” do ranking dos piores da loja virtual, superando, de forma negativa, o jogo de corrida Flatout 3 de 2011, que teve uma pontuação de 15%.

Se o público já torceu o nariz pela escolha da Konami por tornar eFootball um jogo “free to play”, multiplataforma e com cross-play que inclui até celulares, a execução deste plano parece ter saído ainda pior que os pessimistas imaginavam. O jogo lançado hoje tem sido massacrado sem cerimônia pelos fãs da série PES e ridicularizado por seus bugs e gráficos pobres.

O vexame de eFootball fica ainda pior quando lembramos que este é, teoricamente, um jogo da nova geração, que deveria ou poderia aproveitar um pouco dos hardwares do PS5 e Xbox Series X|S. Mas o que se tem no momento é um jogo que parece moldado mais sobre o hardware dos celulares que dos consoles.

Mas as queixas em relação aos gráficos vão além e os fãs têm compartilhado imagens que mostram, por exemplo, um Lionel Messi (estrela da capa do jogo) bem menos realista do que sua versão em FIFA 22. Ironicamente, foi a Konami e não a EA quem pode capturar a imagem do jogador para seu modelo 3D este ano, graças à parceria da editora japonesa com o Barcelona, onde Messi jogava até a temporada passada.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“É necessário um tipo especial de c*gada para fazer um fã de PES como eu pensar em mudar para a Fifa. Exceto que isso não é mais PES, é €Futebol, trazido a você pela ganância”, escreveu um fã desgostoso, ressaltando a infeliz semelhança da letra E no titulo com o símbolo da moeda europeia.

“Isso é uma piada”, escreveu um revisor. “O pior jogo de futebol que já joguei. É simplesmente um jogo para celular. A bola pesa 100kg, os contatos entre os jogadores são caóticos, nada parece certo. É uma vergonha”, comentou outro.

“Do SNES para isso. Comprei e joguei todos eles. Sempre peguei no PS4 para o modo de edição. Baixei e gastei 2 horas nele e tenho que dizer que prefiro jogar FIFA 22. Nunca pensei que essas palavras iriam sair da minha boca. Os jogadores estão todos presos na lama. Sem resposta e lento”, lamentou um fã veterano.

“O Steam devia atualizar sua política para que possamos reembolsar os jogos gratuitos”, brincou outro avaliador.

A Konami comentou que eFootball seria “basicamente uma demonstração” no lançamento e muitas atualizações virão em seguida, mas segundo o cronograma da empresa, essas deveriam focar em novos recursos, como o multiplayer entre plataformas e a monetização, sendo improvável uma reformulação total da jogabilidade em curto ou médio prazo.