Longos meses após um lançamento desastroso, eFootball 2022 tenta um recomeço com a chegada de sua versão 1.0 nesta quinta-feira.

O lançamento de eFootball 2022 em setembro passado foi caótico, para dizer o mínimo, e o jogo chegou a conquistar a nada honrosa posição de título com pior avaliação dos usuários na Steam. Um feito que é mais contundente quando se lembra que o jogo é gratuito para todos.

Além da transição para o modelo free-to-play, eFootball 2022 teve que se adaptar a um novo “engine”, o Unreal Engine, e uma mecânica totalmente nova na jogabilidade, o que resultou a princípio em um futebol considerado muito “travado”.

Agora, com a versão 1.0, a Konami pode argumentar que finalmente tem um jogo representativo de seus planos. Segundo a produtora, a equipe de desenvolvimento teria trabalhado com “institutos de pesquisa no Japão” para melhorar o comportamento da bola no chão de acordo com vários fatores. eFootball 2022 também incluirá um novo recurso que permitirá que todos os tipos de passes e chutes sejam possíveis pressionando o gatilho, em troca de uma animação mais lenta. Os movimentos de pressão na defesa também foram recalibrados e aparentemente será mais fácil posicionar o defensor na frente do adversário na hora de tentar um desarme.

A versão 1.0 é sobretudo para a Konami a oportunidade de lançar o modo Dream Team, herdeiro do myClub e derivado do FIFA Ultimate Team, que funcionará de forma sazonal, com temas para cada nova temporada. Este deve ser o principal modo a ser explorado pelas microtransações com dinheiro real, que podem viabilizar eFootball 2022 gratuito para sempre.