Com a vitória da Argentina na Copa do Mundo de 2022, a EA Sports acertou pela quarta vez seguida a previsão sobre o campeão feita a partir de uma simulação no jogo FIFA.

Antes do torneio e apenas com a informação correta sobre a distribuição das seleções entre os grupos, a EA fez uma simulação da Copa do Mundo em FIFA 23 e previu que a Argentina venceria a final.

Como o time de Messi chegou ao triunfo obviamente não foi previsto corretamente, uma vez que seria quase impossível acertar os resultados em uma Copa do Mundo com tantas zebras. A final, na simulação da EA, seria vencida contra o Brasil, que na realidade saiu nas quartas de final.

Embora seja apenas uma brincadeira para promover a série FIFA, a EA agora pode se gabar de ser um novo oráculo dos resultados do torneio, substituindo o Polvo Paul, o finado molusco palpiteiro.

Na primeira simulação em 2010, a EA previu acertadamente a Espanha como campeã. Em 2014, deu Alemanha e em 2018 França, mas sempre com adversários diferentes do previsto na final.

A EA tem menos sucesso ao prever os vencedores de outros grandes torneios esportivos. A editora previu os últimos 11 Super Bowls usando seus jogos da série Madden, mas acertou apenas cinco deles. No entanto, no Super Bowl 49 a simulação conseguiu a façanha de acertar até o placar do jogo, no qual o New England Patriots derrotou o Seattle Seahawks por 28 a 24.