As vendas de jogos em mídia digital ultrapassaram pela primeira vez as de mídia física para algumas das principais editoras, como a Sony, EA e Take-Two, nos últimos doze meses contabilizados.

Segundo a EA, 52% de suas vendas de software para PS4 e Xbox One nos últimos 12 meses foram por mídia digital. A mudança na preferência do consumidor tem sido continua, e a mídia digital ultrapassou a física para a EA bem recentemente: em maio a fatia ainda era de 49%.

Para a Sony, a mídia digital foi responsável por 51% de suas vendas de jogos durante os 12 meses anteriores a maio, o que mostrou um aumento considerável em relação aos 37% do ano anterior.

Já a Take-Two contabilizou 55% de suas vendas pela mídia digital nos 12 meses até março de 2020.

A distribuição por meio digital aumentou exponencialmente ao longo da atual geração. Na época do lançamento do PS4 e Xbox One, em 2013, ela correspondia a algo entre 5% a 10% das vendas, mas terminará a geração acima de 50%.

As vendas digitais ganharam impulso durante a pandemia da Covid-19, quando não só o hábito de jogar aumentou como o público precisou recorrer aos downloads por conta do fechamento das lojas físicas.

Atenta a essa tendência, a Sony irá lançar o PS5 em dois modelos: um com leitor de Blu-ray e outro exclusivamente digital, que deve ser mais barato (além de mais bonito). A Microsoft pode seguir um caminho similar com o especulado Xbox Series S, que seria um console mais barato e menos poderoso também, mas ainda não há confirmação oficial deste modelo.