A Electronic Arts divulgou os detalhes da trilogia de Mass Effect remasterizada no PC e consoles das linhas PlayStation e Xbox. A coleção será lançada em 14 de maio e um novo trailer pode ser visto abaixo.

Mass Effect Legendary Edition será uma remasterização caprichada que inclui, além dos já esperados gráficos em 4K Ultra HD, taxa de quadros por segundo melhorada, HDR, texturas atualizadas, tempos de carregamento mais curtos (até 4x menores), correção de bugs, iluminação atualizada e até ajustes de jogabilidade. Todos os mais de 40 DLCs dos jogos serão incluídos na coleção.

“Foi uma jornada incrível revisitar as histórias, personagens e momentos icônicos da trilogia de Mass Effect, aprimorando a experiência para plataformas modernas sem perder a fidelidade ao espírito da história original”, disse Mac Walters, Diretor de Projeto de Mass Effect Legendary Edition e principal escritor da trilogia original da BioWare. “Remasterizar um jogo já é um grande desafio, imagine então três jogos. No total, são mais de 100 horas de jogo, mas queríamos fazer isso para os nossos fãs, assim como para uma nova geração de jogadores e jogadoras que desejam jogar a história icônica de Shepard”.

A única ausência é o modo multiplayer de Mass Effect 3, que a EA decidiu deixar de fora para não causar conflitos com a base ainda existente de jogadores do original.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Todos os três jogos apresentarão modelos de personagens remasterizados, “dezenas de milhares” de texturas re-comprimidas, novos shaders e VFX, iluminação atualizada e sombras aprimoradas, além de volumetria e profundidade de campo. Boa parte dessas melhorias afetará o Mass Effect original, que era o mais defasado tecnicamente. Este terá seus locais modernizados com uma nova direção de arte, além de uma interface de usuário renovada e controles de combate modernizados.

A criação de personagens foi unificada nos três jogos e agora será possível jogar como a aparência feminina padrão de Shepard em Mass Effect 3.

Embora tenha feito muito mais que uma simples remasterização ao 4K, a EA decidiu manter o Unreal Engine 3 como ferramenta gráfica do jogo, o que impede recursos modernos como ray-tracing.

Mass Effect Legendary Edition (Mass Effect, Mass Effect 2, Mass Effect 3 e todos os DLCs)

Mais de 40 DLC, incluindo todo o conteúdo da história, armas promocionais, armaduras e pacotes
Remasterizado para 4K e HDR
Visuais aprimorados (modelos, iluminação, sombras, efeitos) e “dezenas de milhares” de texturas comprimidas
60 qps no Xbox One X, PS4 Pro, PS5 e Xbox Series X|S
Suporta alta taxa de atualização e ultra-wide (21:9) no PC
Melhorias na jogabilidade e “qualidade de vida”
Criador universal de personagens nos três jogos
Interpolação / suavização de câmera
Pontos de salvamento automático mais consistentes
Suavização de mira dentro do escopo
Cover pass
Botão de combate corpo a corpo dedicado
IA inimiga aprimorada
Controles de esquadrão aprimorados
Minijogos unificados entre plataformas
Removidas restrições de armas baseadas em classes
Removidas penalidades de mira baseadas em classe de pontaria
XP reequilibrado para limite de 60 níveis
Melhores encontros com chefes
Cooldown aprimorado para primeiros socorros
Esquema de controle mais unificado entre jogos
Dificuldade / frequência reduzida de minijogos
HUD modernizado