A Electronic Arts anunciou que está removendo a seleção russa e todas as outras equipes russas de FIFA 22, FIFA Mobile e FIFA Online.

A remoção da Rússia nos jogos de futebol acompanha a decisão da FIFA e UEFA de remover a seleção e os clubes da Rússia de todas as competições, incluindo a próxima Copa do Mundo, em uma forma de boicote ao país pela guerra iniciada na Ucrânia.

Hoje, o vice-primeiro-ministro da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, pediu a todas as empresas de desenvolvimento de jogos e plataformas de esports que bloqueiem contas russas e bielorrussas, cancelem torneios e banam jogadores como forma de exercer pressão política contra Moscou.

A Electronic Arts tuitou: “A EA Sports se solidariza com o povo ucraniano e, como tantas vozes em todo o mundo do futebol, pede paz e o fim da invasão da Ucrânia”.

“Em linha com nossos parceiros da Fifa [Federação Internacional de Futebol Associado] e Uefa [União das Associações Europeias de Futebol], a EA Sports iniciou processos para remover a seleção russa e todos os clubes russos dos produtos EA Sports Fifa, incluindo Fifa 22, Fifa Mobile e Fifa online. Também estamos avaliando ativamente as mudanças relacionadas a outras áreas de nossos jogos”.