A EA revelou que os compradores de seus jogos no PS4 e Xbox One poderão atualizar para as versões PS5 e Xbox Series X gratuitamente.

O detalhe foi anunciado pelo COO da editora, Blake Jorgensen, durante uma apresentação da EA para investidores. Segundo ele, esta decisão terá impacto na receita da empresa para o ano fiscal 2021, mas não deve afetar o atual.

“Observe que este ano, a transição inclui o efeito do reconhecimento de receita dos jogos que estamos lançando para a geração atual de consoles que também podem ser atualizados gratuitamente para a próxima geração. Fizemos uma estimativa preliminar desse impacto na transição, mas deve-se notar que isso não afetará as reservas líquidas para o ano inteiro, nem o fluxo de caixa, apenas o momento do reconhecimento”, disse Jorgensen aos investidores.

Com este anúncio, a EA segue uma iniciativa da Microsoft que já havia anunciado que todos seus jogos serão oferecidos em uma única compra entre o Xbox One e o Xbox Series X, algo que ela chamou de Smart Delivery. Outras editoras e estúdios podem decidir se seguem ou não este sistema, e a CD Projekt Red foi outra que já prometeu adotar o modelo em Cyberpunk 2077.

A Sony ainda não assumiu um compromisso semelhante, mas os comentários de Jorgensen parecem sugerir que o PS5 não será tão diferente do Xbox Series X nesse sentido.