A EA divulgou um comunicado oficial sobre o cancelamento de Anthem Next, a reformulação do muito criticado jogo de tiro da BioWare.

Os servidores do jogo atual continuarão funcionando para os poucos jogadores que restam e a equipe de desenvolvimento será realocada para outros projetos na BioWare, em Dragon Age 4 e no novo Mass Effect.

Abaixo, o comunicado oficial:

“No espírito de transparência e encerramento, gostaríamos de compartilhar que tomamos a difícil decisão de interromper nosso novo trabalho de desenvolvimento no Anthem (também conhecido como Anthem NEXT). No entanto, continuaremos a manter o serviço ativo da Anthem funcionando como existe hoje.

Desde o lançamento da Anthem, a equipe tem trabalhado duro para melhorar continuamente o jogo, lançando várias atualizações que trouxeram uma variedade de melhorias e introduziram novos conteúdos para jogar. No final de 2019, expandimos esse esforço e começamos a trabalhar em uma reestruturação mais fundamental do jogo.

Durante o desenvolvimento, fornecemos atualizações que revelam parte do trabalho da equipe por meio de postagens de blog e conversas com você nas redes sociais e tem sido inspirador para nós ver as reações e comentários positivos. Estou incrivelmente orgulhoso do trabalho que a equipe tem feito e animado para ver e jogar cada nova experiência.

No entanto, 2020 foi um ano diferente de qualquer outro e, embora continuemos a fazer progresso em todos os nossos projetos de jogos na BioWare, trabalhar em casa durante a pandemia teve um impacto em nossa produtividade e nem tudo o que tínhamos planejado como estúdio antes do COVID-19 pode ser realizado sem colocar estresse indevido em nossas equipes.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Sei que isso será decepcionante para a comunidade de jogadores da Anthem, que estão ansiosos para ver as melhorias nas quais estamos trabalhando. Também é decepcionante para a equipe que estava fazendo um trabalho brilhante. E para mim, pessoalmente, Anthem foi o que me trouxe à BioWare, e os últimos dois anos foram algumas das experiências mais desafiadoras e gratificantes da minha carreira.

O desenvolvimento de jogos é difícil. Decisões como essas não são fáceis. Seguindo em frente, precisamos concentrar nossos esforços como um estúdio e fortalecer os próximos títulos de Dragon Age e Mass Effect, enquanto continuamos a fornecer atualizações de qualidade para Star Wars: The Old Republic.

À comunidade da Anthem, obrigado por sua paixão e criatividade. Seus comentários e sugestões certamente ajudam a moldar a direção da equipe e, a título pessoal, sua gentileza e incentivo foram muito necessários no ano passado.

Por favor, fiquem seguros e sejam gentis uns com os outros. Fortes sozinhos, mais fortes juntos”.

A reforma de Anthem, chamada Anthem Next, não vai mais acontecer. A EA decidiu cancelar o projeto de reconstruir o jogo problemático da BioWare e irá realocar a equipe no desenvolvimento de Dragon Age 4.

A informação veio pelo jornalista Jason Schreier, da Bloomberg. Ele acrescentou que a decisão foi anunciada hoje à pequena equipe que trabalhava na reconstrução desde 2019.

Anthem foi lançado no início de 2019 sob grande expectativa, sendo o principal projeto da BioWare na geração do PS4 e Xbox One. Mas o que se viu foi um jogo considerado chato, repetitivo e limitado, e ainda ofuscado pela prevalência de títulos no estilo Battle Royale, que já tomavam conta do mercado naquele momento.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_03

A crítica a Anthem apontou o fato do jogo ter passado muitos anos em desenvolvimento e a BioWare não ter reagido às mudanças no gosto do público, mantendo-se presa à ideia de um jogo de tiro para rivalizar Destiny e Overwatch, quando o mundo já pensava em Fortnite, Apex Legends e PUBG.

O “reboot” de Anthem seria liderado pelo produtor executivo Christian Dailey, mas este deixou o cargo em dezembro passado para se juntar à equipe do próximo Dragon Age, que está sendo desenvolvido em paralelo com um novo episódio da franquia Mass Effect.

Desde que surgiram rumores sobre o cancelamento no início do mês, a maioria do público tem reagido com indiferença, sentindo que Anthem não vale o esforço de ser reconstruído e já se passou tempo demais desde o lançamento original. Alguns críticos acreditam que o jogo tem problemas de design que são impossíveis de serem resolvidos, por mais extensa que seja a reforma. Em outras palavras, o jogo seria simplesmente ruim e sem salvação.