A Electronic Arts não compartilha da preocupação sobre as versões mais poderosas do Xbox One e PlayStation 4 anunciadas durante a última E3. Para a empresa, a atualização dos dois consoles é “ótima para a indústria” de games.

“Em um nível macro, estamos animados sobre o que a Sony e a Microsoft anunciaram,” disse o CEO da EA, Andrew Wilson. “A realidade para nós é que, novamente, em um mundo conectado, a liquidez de jogadores é muito, muito importante. O que temos visto ao longo da última década ou mais com relação a jogadores de PC é que a comunidade tem continuado a crescer. E ela é cultivada em um mundo onde o ciclo de renovação de hardware foi desconectado do ciclo de atualização de software. E o que isso quer dizer é que, independentemente do tipo de dispositivo que você tem dentro de um período de 7-10 anos, você é capaz de jogar com uma comunidade global muito, muito maior”.

O executivo da EA acredita que a renovação dos hardwares no meio do cilco das plataformas é algo benéfico e alinhado com o que se tornou padrão para a tecnologia nos últimos anos, como se vê nos smartphones e tablets.

“O que vemos agora com a atualização de meio-ciclo é que só vão aumentar os níveis de tamanho e de engajamento dentro das comunidades”, disse Wilson. “Para nós, como publicadores, estamos em uma posição muito forte. Nós estivemos construindo através de plataformas e de console em arquiteturas escaláveis, como o PC, por algum tempo. Então a noção de que poderemos construir uma experiência que pode ser dimensionada para cima e para baixo ao longo de todo um espectro de consoles, se para a primeira fase, segunda fase, ou a terceira fase ao longo do tempo, não é algo que é estranho para nós, e é algo que nos deixa muito entusiasmados porque, novamente, eu acho que temos força em um mundo conectado. E nós temos força onde há uma exigência para construir essas experiências em escala que mantêm os jogadores conectados”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

O pensamento da EA parece alinhado com o da Ubisoft, que também se manifestou a favor do Xbox One Scorpio e PlayStation 4 Neo dizendo que “é lindo que a comunidade não será dividida” apesar dos hardwares mais potentes.

O Xbox One mais poderoso é esperado para o final de 2017, enquant o novo PlayStation 4 pode sair ainda este ano. Os dois consoles serão capazes de rodar jogos na resolução 4K, mas não terão títulos exclusivos ou com recursos extras além da resolução.