A Electronic Arts reassegurou que os jogos single-player continuam sendo “uma parte muito, muito importante” de seu negócio, apesar da tendência do mercado ao foco em experiências multiplayer e jogos como serviço.

Embora tenha sido uma das editoras que menos investiram em jogos single-player na última década, a EA parece ter corrigido sua direção após o sucesso de Star Wars Jedi: Fallen Order, um jogo 100% offline, para um jogador, que vendeu mais de 10 milhões de cópias em seu primeiro ano.

Hoje, a EA tem vários jogos single-player em desenvolvimento, incluindo a sequência de Star Wars Jedi: Fallen Order, Star Wars Jedi: Survivor, o RPG Dragon Age: Dreadwolf e um remake de Dead Space.

“Nossos jogadores, no geral, eles têm essas motivações principais – inspiração, fuga, conexão social, competição, auto-aperfeiçoamento, criação – essas coisas que nos unem como jogadores”, disse o CEO da EA, Andrew Wilson, em uma apresentação a investidores.

“E a criação de mundos, a construção de personagens e a narração de histórias são muito importantes na realização de algumas dessas motivações. Quando pensamos em nosso portfólio e pensamos em construí-lo, realmente pensamos nele em dois vetores principais. Primeiro, como podemos contar histórias incríveis? E dois, como podemos construir comunidades online incríveis? E então, como juntar essas duas coisas? Então, quando você olha para o nosso portfólio, o que você deve procurar é: como estamos fazendo isso? Como estamos construindo esses mundos e contando essas histórias? Como estamos desenvolvendo comunidades online globais? E como estamos juntando essas duas coisas para o cumprimento das motivações?”

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“E o que vemos quando conseguimos isso é, um, aumentamos nossa rede e, segundo, aumentamos a quantidade de tempo que os jogadores em nossa rede passam em nossos jogos. E quando pensamos em jogos para um jogador, achamos que é uma parte muito, muito importante do portfólio geral que entregamos no cumprimento dessas motivações principais”, afirmou o CEO da EA.

“E a maneira como planejamos isso ao longo do tempo é realmente apenas olhando para nossa comunidade e vendo como eles estão gastando seu tempo e vendo onde as motivações podem ou não ser cumpridas. E procuraremos complementar isso com a adição de novos jogos online, novos jogos multiplayer e novos jogos single-player”.

No entanto, o diretor financeiro da EA, Chris Suh, observou que os jogos de serviços ao vivo representam quase três quartos do negócio total da EA no momento.

“Se pensarmos no impacto do modelo e no impacto financeiro dele, acho que a primeira coisa a sempre ter em mente é que os serviços ao vivo ainda abrangem, em uma base de 12 meses, mais de 70% do nosso negócio, e isso tem tem sido um fluxo de receita comprovado, muito confiável e altamente recorrente, e esse ainda será o impulsionador predominante em nosso P&L [lucro e prejuízo] a longo prazo”, disse ele.

“Conversamos muito sobre as áreas de investimento que estamos fazendo, tanto no serviço ao vivo quanto em alguns dos lançamentos de títulos para um jogador que vocês viram. E assim, ao longo do tempo, continuaremos investindo, nosso crescimento de longo prazo continuará investindo no desempenho contínuo e estável de nossos negócios de serviços ao vivo e haverá algumas colocações e retiradas ao longo do caminho”.