Agora é oficial. A EA anunciou que está abandonando a marca FIFA para sua série de futebol, que seguirá com uma nova marca, EA Sports FC, a partir do lançamento de 2023.

A Electronic Arts confirmou a notícia através de um comunicado em seu site oficial: “Depois de quase trinta anos criando grandes experiências interativas de futebol, em breve inauguraremos uma nova era emocionante. No próximo ano, o EA Sports FC se tornará o futuro do futebol na EA Sports”.

Embora FIFA seja há muito tempo a marca mais forte do portfólio da EA, o licenciamento hoje é considerado um investimento desnecessário pelos executivos da empresa, visto que as licenças dos clubes e torneios são negociadas diretamente com as partes envolvidas, e resta à entidade de Zurique apenas a cessão da marca da Copa do Mundo, explorada pela EA a cada quatro anos.

Aparentemente, a FIFA teria pedido valores ainda maiores para renovar a licença ao término do atual contrato, o que apressou a decisão da EA de recomeçar sob uma nova marca própria.

“Nossa visão para o EA Sports FC é criar o maior e mais impactante clube de futebol do mundo, o epicentro do fandom de futebol”, disse Andrew Wilson, CEO da Electronic Arts. “Durante quase 30 anos, construímos a maior comunidade de futebol do mundo, com centenas de milhões de jogadores, milhares de atletas parceiros e centenas de ligas, federações e equipes. O EA Sports FC será o clube para cada um destes e para todos os apaixonados por futebol em todo o mundo”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Se do lado da FIFA o fim da parceria abre oportunidades de negociar a licença com outros parceiros, para a Electronic Arts não haverá qualquer prejuízo em relação ao conteúdo e a empresa procurou tranquilizar a comunidade quanto a isso. “Tudo o que você ama em nossos jogos estará no EA Sports FC – as mesmas experiências, modos de jogo, ligas, torneios, clubes e atletas estarão lá. Ultimate Team, Carreira, Pro Clubs, VOLTA estarão todos em nosso portfólio exclusivo de licenciamento, no qual continuamos investindo por décadas, com mais de 19.000 jogadores, 700 equipes, 100 estádios e 30 ligas. Isso inclui parcerias exclusivas com a Premier League, La Liga, Bundesliga, Serie A e MLS – e muito mais”.

“Por meio do EA Sports FC, a EA aumentará ainda mais o alcance e o poder de seu portfólio de licenciamento de futebol, retendo e expandindo o conteúdo de futebol licenciado, escalando para novas experiências e aumentando o acesso por meio de mais plataformas. A EA também construirá uma base de inclusão e inovará em novas áreas em torno do futebol feminino e de base para a comunidade global”, afirmou a EA em um comunicado.

“Somos gratos por nossos muitos anos de grande parceria com a FIFA. O futuro do futebol global é muito brilhante, e o fandom em todo o mundo nunca foi tão forte. Temos uma oportunidade incrível de colocar o EA SPORTS FC no centro do esporte e trazer experiências ainda mais inovadoras e autênticas para o crescente público do futebol”, acrescentou Wilson.