Apesar de ainda ser algo novo, os e-sports – as competições em jogos de videogame – arrecadaram quase 1 bilhão de dólares no ano de 2017 o podem brevemente se tornar uma indústria bilionária. Torneios de videogame em nível profissional têm crescido exponencialmente em popularidade e dominam redes sociais e outras plataformas que são associadas aos jogos, como, por exemplo, o Twitch.

O Brasil é casa para muitos jogadores profissionais que compõem algumas das melhores equipes da América-Latina e internacionais. Esse é o caso, por exemplo, da equipe SK Gaming, que apesar de pertencer a uma organização alemã, tem uma equipe formada de exclusivamente composta por brasileiros em modalidades como o CS:GO. A SK Gaming está localizado confortavelmente no top 20 do mundo em CS: GO e também é uma das equipes favoritas em outros jogos. Sua melhor fase foi em 2017, quando conquistou lugares no pódio em 6 torneios consecutivos, incluindo majors como o BLAST Pro Series: Copenhagen 2017.

Outro exemplo de uma equipe brasileira é a Team Liquid. A Team Liquid pertence a uma organização holandesa das mais populares nos e-sports, e especificamente em Rainbow Six Siege, a equipe formada unicamente por brasileiros tem-se mantido no top 10 nos torneios. A popularidade do shooter da Ubisoft tem crescido no último ano, e apesar da equipe ser relativamente recente nesta modalidade, em maio de 2018 a Team Liquid conquistou o topo no pódio, à frente da Penta E-sportes, durante o Major Pro League Season 7.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

League of Legends, apesar da sua popularidade ter diminuído nos últimos tempos, continua a ser o jogo com a maior base de fãs do mundo. Isto tem sido motivo para equipes estarem continuamente tentando qualificar para os diversos torneios nacionais, continentais e internacionais que decorrem ao longo do ano, e esse é o caso da Kabum! E-sportes. A Kabum! E-sports é uma equipe de organização brasileira, formada em 2014, cujos membros também são de nacionalidade brasileira. A equipe tem subido continuamente nas tabelas, tendo vencido alguns torneios minor e espera-se que durante a World Championship de League of Legends a equipe consiga resultados ainda melhores.

O Brasil é um país bastante investido nesta nova indústria inovadora, e a sua dedicação tem-se mostrado não só como jogadores capazes de conquistar lugares nos pódios, mas também como desenvolvedores de jogos para as diversas plataformas. Os diferentes desenvolvedores como a Valve e a Ubisoft têm diversos torneios patrocinados para os variados jogos, que vão desde first person shooters até jogos de estratégia. Desde que o jogo tenha um modo competitivo, é atualmente possível transformar qualquer videojogo numa modalidade de e-sports, incluindo jogos para smartphone.