A dupla britânica de música eletrônica Autechre revelou que havia sido escolhida pelo Retro Studios para compor a trilha-sonora do primeiro Metroid Prime, mas acabou perdendo a concorrência para o compositor japonês Kenji Yamamoto escolhido pela Nintendo.

Os nomes dos dois músicos da dupla, Rob Brown e Sean Booth, apareceram nos créditos de Metroid Prime, o que era até então um mistério, já que a parceria nunca foi anunciada. Foi somente agora, vinte anos depois do lançamento do jogo, que Booth esclareceu a situação em uma sessão de perguntas e respostas pelo YouTube.

“Bem, agora posso [explicar minha menção nos créditos de Metroid Prime]”, disse Booth. “Mesmo que eu esteja violando um NDA tecnicamente ao dizer isso, basicamente fomos solicitados a fazer a trilha sonora”.

“Nós nos encontramos com eles em Austin. Eles estavam realmente interessados ​​e nós estávamos realmente interessados, porque é a porra do Metroid… o melhor jogo de todos os tempos. E então a Nintendo aborreceu por algum motivo e queria que o cara fizesse isso, então foi isso mesmo”.

“Eu não sei quanto envolvimento eles tiveram no som, ou se eles intencionalmente tentaram fazer com que soasse um pouco mais [como] nós, mas eu acho que não. Eu li pessoas dizendo que acham que soa um pouco como nós, mas acho que não. Mas é realmente subjetivo”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Apesar da Nintendo ter optado por seu próprio compositor ao invés de um grupo de maior prestígio na cena eletrônica, o resultado parece não ter sido comprometido, já que as músicas de Metroid Prime são memoráveis e um dos vários pontos fortes do jogo.

Segundo rumores, a Nintendo está planejando relançar Metroid Prime remasterizado no Switch ainda este ano, em tempo para comemorar o 20º aniversário do jogo em novembro.