Algumas pessoas que militam por justiça social no Twitter não acharam graça nas piadas apresentadas no vídeo que revelou DOOM Eternal ao mundo no último final de semana.

No vídeo, uma voz de inteligência artificial a la Siri faz recomendações atrapalhadas enquanto a Terra é invadida pelas criaturas demoníacas vindas do inferno. Em um momento, a IA recomenda que todos “colaborem para fazer com que a transição dos novos amigos ao nosso mundo seja confortável” e lembra que o termo “demônio” pode ser ofensivo, então a sugestão é chamá-los de “mortalmente deficientes”. Em outro momento, a voz comenta que “a Terra é o caldeirão cultural do universo”.

As frases ditas pela IA poderiam passar como apenas uma piada inofensiva, mas no cenário da atual guerra cultural do ocidente, muitos viram a ironia como um ataque ao politicamente correto e à questão da imigração.

As piadas “parecem alguma coisa que meu tio racista me mandaria”, tuitou um usuário do Twitter. “Parece que DOOM Eternal tem um subtexto anti-imigração?”, pergunta outro. “Pare de fazer piada como ‘Demônio é um termo ofensivo’ porque isso é realmente horrível para nós que sofremos com termos ofensivos”, pede outra.

Embora a maior parte da indústria de games assuma um viés de extrema-esquerda nos Estados Unidos, a Bethesda e a id Software parecem flertar com os dois lados do espectro político. No ano passado, Wolfenstein 2 foi elogiado pelos liberais americanos pela mensagem de massacrar os nazistas, mas DOOM Eternal, feito por texanos, de fato parece ironizar alguns extremos do politicamente correto com suas piadas.

DOOM Eternal será lançado para PC, PS4, Xbox One e Switch em data ainda indefinida.