Enquanto a Sony prepara a nova geração do PlayStation VR com um único cabo substituindo o emaranhado do atual modelo, o CEO do Facebook e da Oculus, Mark Zuckerberg, aposta na remoção completa dos fios como a única solução que agrada os consumidores.

Abordando o assunto em uma teleconferência com investidores, Zuckerberg disse acreditar que não espera que os clientes vão aderir a mais um headset de realidade virtual com cabo, mesmo que de melhor tecnologia.

“Algumas outras pessoas podem tentar lançar algo que eles afirmam ser de melhor qualidade, mas tem um fio, e eu simplesmente não acho que os consumidores vão querer isso”, disse ele. “Ter fios enrolados em torno de você realmente quebra a sensação de presença e imersão”.

A Oculus dobrou sua aposta na solução sem fio para a realidade virtual com o atual Oculus Quest 2, que tem se mostrando popular. A empresa começou nesse mercado com os headsets ligados a fio, como o Oculus Rift original e o Oculus Rift S, mas tem mudado o foco para o modelo totalmente sem fio.

A desvantagem do Oculus Quest 2 por enquanto é que o processamento dos jogos se dá no próprio headset, o que limita bastante a qualidade gráfica. Há uma opção de fazer streaming sem fio a partir de um PC, mas essa é uma solução que depende de baixíssima latência e ainda está evoluindo.

O novo PlayStation VR terá controles em concha similares aos de outros headsets para PC, além de alta-definição e design mais moderno, que depende de um único cabo conectado ao PlayStation 5. O acessório ainda não tem data de lançamento definida, mas pode aparecer no mercado já em 2022.