Um documento interno da Sony distribuído a desenvolvedores em 2019 indicou um cenário bastante positivo às experiências para um jogador, diferente do que muitos poderiam aferir diante da popularidade dos jogos multiplayer.

“O single player está prosperando”, diagnosticou a Sony na apresentação obtida pelo site Vice. “Todo mundo sabe que os jogos para um jogador estão morrendo”, continua a apresentação da Sony, em tom de ironia, é claro, já que ela explica que na realidade “os jogos para um jogador estão crescendo” e os usuários do PlayStation frequentemente passam mais tempo jogando offline do que online, de acordo com seus próprios dados.

No entanto, a pesquisa conduzida pela Sony também destacou vários problemas que seus jogadores encontraram nas experiências solo, descobertas que parecem ter sido influentes na criação do novo recurso Atividades do PlayStation 5.

A Sony listou quatro problemas principais relatados pelos jogadores:

Não saber quanto tempo eles precisam para atingir os objetivos do jogo;
A quantidade de tempo que leva para localizar soluções em vídeos de ajuda online;
Como se envolver socialmente sem encontrar spoilers;
Esquecer o que estavam fazendo da última vez que jogaram e ter dificuldade para voltar aos objetivos;

A Sony diz que o recurso Activities do PS5 foi projetado para “remover barreiras à jogabilidade”. Ele permite que os usuários pulem direto para fases ou desafios específicos, sugere quanto tempo eles levarão para serem concluídos e oferece dicas sobre como progredir quando travados, tudo sem a necessidade de sair do jogo.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Confiante em seus dados, o CEO do PlayStation, Jim Ryan, disse em junho de 2019 que a empresa nunca abandonaria os jogos originais baseados em histórias.

“Nunca tivemos tanto sucesso com nossos próprios jogos baseados em narrativas e histórias do que agora”, disse ele à CNET. “Nós nos sentimos bem com isso, e certamente não é um gênero de jogo que iremos abandonar”.

Títulos recentes das séries God of War, Uncharted e The Last of Us venderam mais de 10 milhões de unidades no PS4, algo não alcançado durante a era PS3, de acordo com a Sony.

Jogos originais como Horizon Zero Dawn também venderam mais de 10 milhões de cópias e Marvel’s Spider-Man vendeu mais de 13 milhões de unidades. Já o recente Ghost of Tsushima passou de 5 milhões de cópias e parece ter estabelecido uma nova franquia longeva para a marca PlayStation.