O diretor de Days Gone, Jeff Ross, revelou que propôs à Sony criar um Resistance em mundo aberto, depois que ficou claro que a empresa não estava interessada em um Days Gone 2.

Ross, que deixou o Bend Studio em 2020 após 20 anos no estúdio, já lamentou em várias ocasiões a postura da Sony em relação a Days Gone, apesar do jogo ter sido um grande sucesso comercial.

No início desta semana ele voltou a comentar sobre o assunto pelo Twitter, onde comparou Days Gone com outro sucesso original do PS4, Ghost of Tsushima, que acabou de ultrapassar 8 milhões de cópias. Days Gone, por sua vez, havia vendido 10 milhões de unidades em momento equivalente, mas teve suas pretensões de franquia interrompidas por que a Sony considerou a média das avaliações no agregador Metacritic baixa.

Falando novamente sobre o tema com seu colega David Jaffe, criador de God of War, na quinta-feira, Ross elaborou seus comentários e revelou outras propostas rejeitadas pela Sony, incluindo um possível “reboot” do velho Syphon Filter.

“Acho que nasceu morto”, disse ele sobre sua proposta para Days Gone 2. “Foi revisado em um nível logo acima do estúdio, mas não acho que foi além disso. As críticas foram feitas sob a ótica de ‘o primeiro foi um desastre de muitas maneiras e não vendeu muito bem’ e ‘vamos apenas manter esses caras ocupados'”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“Era muito óbvio que não deveríamos estar falando sobre Days Gone quando estávamos trabalhando em campo [para o nosso próximo jogo]. Ficou claro que não era para começar e não havia nada no campo [de Days Gone 2] que fizesse o gerente local e seu chefe se sentirem bem com isso. Isso é provavelmente um fracasso do grupo criativo… foi apenas uma batalha difícil”.

Eventualmente, Ross foi questionado se ele poderia trabalhar na volta de Syphon Filter, a primeira série de sucesso criada pela equipe do Bend Studio na época do primeiro PlayStation. Mas o próprio não estava muito entusiasmado com a volta desta franquia.

“Foi apenas uma pergunta: ‘há alguma outra IP que temos que possamos usar?’, e a única outra era Syphon Filter”, explicou ele, “Mas, honestamente, não tenho nenhuma ideia sobre como reiniciar Syphon Filter. Eu não estava interessado nisso”.

Ele acrescentou: “Era quase como um tipo de pergunta para ‘mantê-los ocupados’. ‘Ei pessoal, por que vocês não inventam algo para o Syphon Filter enquanto descobrimos o que estamos confiantes em apresentar’. Então, eu não acho que nunca foi genuíno”.

Mais tarde, o diretor de Days Gone revelou que a série que ele estava realmente interessado em reiniciar era Resistance, o tiro em primeira pessoa criado pela Insomniac Games no PlayStation 3.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_03

“O argumento que eu estava fazendo era que o Resistance de mundo aberto seria demais”, disse ele. “Havia todos esses loops de mundo aberto que descobrimos… quase se escreveu sozinho com Resistance. Havia tantos aspectos dessa propriedade que se prestavam à jogabilidade de mundo aberto. Mas eles também não estavam interessados ​​nisso. Eu não sei o quão bem vendeu. Eles estavam interessados ​​em quase qualquer coisa além de Days Gone 2″.

A Sony já confirmou que o Bend Studio está agora trabalhando em um jogo totalmente original, usando “os sistemas de mundo aberto profundo que desenvolveram com Days Gone”.