Um diretor de cinema holandês acusou a Capcom de copiar uma de suas criações na representação de em um chefe de Resident Evil Village.

O diretor Richard Raaphorst disse que o chefe de fase Sturm de Resident Evil Village é uma cópia de um monstro que ele criou para o filme O Exército das Trevas (Frankenstein’s Army), de 2013. A criatura é um humanoide com uma hélice no lugar da cabeça

Alerta de spoiler abaixo:

Em Resident Evil Village, o monstro Sturm aparece no último cenário do jogo, na fábrica de Heisenberg, e assim como a criação de Rapphorst é uma figura aparentemente humana com hélice na cabeça.

“É exatamente a mesma cena do meu filme, exceto que no meu filme você tem que cortar os tubos de combustível. Essa é a única coisa que está faltando. Mas a coisa toda está pegando fogo, e então explode, e então o forma como ele gira através da câmera – é tudo igual, na verdade. Até os ambientes, toda a paleta de cores. Parece um animatic para o meu filme”.

Fim do spoiler

“Em 2013 dirigi meu filme O Exército das Trevas”, escreveu Raaphorst. “É um filme louco de monstros repleto de designs de criaturas minhas, uma das quais foi usada – completamente sem autorização ou crédito no mais novo jogo Resident Evil”.

Pelo Twitter, Raaphorst mostrou imagens de comparação entre as duas criaturas, acompanhadas das hashtags “#plágio” e “#copyright”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Um usuário do Twitter identificou outros designs de monstros em Resident Evil Village que se assemelham a criaturas do Exército das Trevas. Na segunda-feira, Raaphorst respondeu ao tópico do Twitter, afirmando: “Cara, isso é pior do que eu pensava. Primeiro fiquei com raiva, depois com orgulho, mas agora que vejo isso e me sinto triste”

Raaphorst disse que a Capcom em nenhum momento o abordou, e que ele só descobriu sobre a semelhança depois de receber mensagens de fãs no dia 7 de maio, quando Village foi lançado.

O diretor disse que os direitos das criações do filme pertencem ao MPI Media Group, uma empresa americana de financiamento e distribuição de filmes, portanto caberá a eles qualquer ação judicial contra a Capcom. Mas ele gostaria de um crédito em Resident Evil Village. “Estou explorando minhas opções”, acrescentou ele.

“Se eles tivessem me perguntado, ‘ei, Richard, adoraríamos ter seu projeto em nosso próximo Resident Evil e lhe daremos um crédito ou algum tipo de pagamento de royalties’, eu teria ficado honrado, lisonjeado e orgulhoso. Teria sido uma experiência super positiva”.

Resident Evil Village está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S.